1º Grito do Café das Matas de Minas será realizado hoje em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Será realizado nesta terça-feira, 13, o 1º Grito do Café das Matas de Minas. O objetivo do evento é reivindicar renegociações de dívidas e uma garantia mínima do valor da saca de café. A recepção de caravanas e autoridades será às 12h00, no centro de Manhuaçu. Em seguida, às 13h00, está marcada a abertura oficial – que contará com a apresentação de documentários. As 15h00, um show sertanejo com Lourenço e Lourival e em seguida serão feitos os pronunciamentos.

Leia também: Confira as ruas que ficarão fechadas nesta terça no centro de Manhuaçu

Em junho do ano passado, cafeicultores da Região da Zona da Mata de Minas protestaram contra a falta de políticas públicas do governo para remunerar melhor o seguimento e o baixo preço do café. Na data os manifestantes fecharam a BR 262 - que dá acesso à Belo Horizonte e ao Espírito Santo e também a BR 116 – que liga os estados: Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o congestionamento na época chegou a 20 km nos dois sentidos de cada Rodovia.

No entroncamento das BRs 116 e 262 foram queimadas sacas com palha de café. A manifestação que durou cerca de 5h foi pacífica e sem registros de tumultos.

No mesmo mês, esteve em Caratinga o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antônio Andrade que falou sobre a onda de protestos que acontecia em todo o país e do Plano Safra.

A Câmara do Café das Matas de Minas surgiu devido a problemas enfrentados pela classe e diante de manifestos como esse. Depois de quase um ano da organização do movimento que aconteceu em Realeza, produtores rurais da região terão, em 2014, um novo momento para pedir por melhorias. Trata-se do 1º Grito do Café das Matas de Minas.

Manhuacu.com














}