2014 não terá vacinação contra raiva animal



 

Tamanho da fonte    




O ano de 2014 não terá vacinação contra raiva animal. Com isso, a população de cães e gatos não será imunizada como em anos anteriores pelo Ministério da Saúde, que não conseguirá enviar as doses da vacina em tempo hábil para Minas Gerais.

Somente algumas regiões, como por exemplo Amazônia e divisa com outros países, como a Bolívia, receberão a campanha.

A coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau, explicou os motivos do cancelamento. Segundo Emilce, o município estava com o planejamento feito para realizar a vacina e ficou surpreso com a decisão comunicada por meio da Secretaria de Estado da Saúde sobre o cancelamento, tendo em vista a incerteza quanto ao recebimento do material.

Pelo que pudemos apurar, a realização da copa do mundo e as eleições de outubro é que dificultaram a realização da campanha neste ano. Ao invés de resolver o problema, a vacinação então foi cancelada.

Emilce Estanislau informou que a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é intensificar as ações de controle dos animais, orientar os proprietários e providenciar as medidas cabíveis para garantir atendimento necessário às pessoas que por ventura se tornam vítimas de animais.  A coordenadora da Vigilância Ambiental disse ainda que mesmo que o município de Manhuaçu queira adquirir as vacinas para imunizar isto não é possível.

Luiz Nascimento