20 Simpósio de Cafeicultura começará no dia 15 de março



 

Tamanho da fonte    




O 20º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas será realizado dos dias 15 e 18 de março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu. O evento que consolidou a região como um dos importantes centros produtores de café do país terá uma programação especial para marcar as duas décadas de realização. 
 
O principal objetivo do Simpósio de Cafeicultura é divulgar resultados de pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de novidades sobre mercado, tecnologia e marketing do setor cafeeiro por meio de palestras, cursos rápidos, debates e dia de campo.
 
De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu – Silvério Afonso Júnior, o Simpósio deve reunir os produtores da agricultura familiar da região durante três dias de palestras, cursos e debates e, no encerramento, num dia de campo. 
 
“Está praticamente definida a programação dos 20 anos.É importante ressaltar que nós vamos manter nível de qualidade das palestras e reforçar a importância econômica do café para a região. que será do dia 15 de 18. O dia de campo será no encerramento, dia 18, na Fazenda Heringer, em Martins Soares. No dia 17 estaremos realizando o 2º Encontro da Mulher Cafeicultora e teremos um momento dedicado à mecanização e sustentabilidade e meio ambiente. Os dois primeiros dias serão voltados para a área técnica com temas relacionados ao mercado, produtividade, qualidade, manejo e controle de pragas e doenças do cafeeiro”.
 
A comemoração de 20 anos também será enfocada ao longo da programação. Para Silvério Afonso Júnior, o evento se tornou o principal painel de informações e tendências do mercado da cafeicultura na região das Matas de Minas. 
 
Ao longo das últimas duas décadas, a cafeicultura de montanha teve forte incremento de tecnologia e ganhos significativos de qualidade e em produtividade. As Matas de Minas respondem, atualmente, por aproximadamente 25% da produção mineira e 12% da nacional. Nos últimos anos, a qualidade do café produzido na região melhorou sensivelmente, conquistando prêmios nacionais e internacionais.
 
Estandes e inscrições
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
A parte comercial do evento também está adiantada. Houve uma mudança na distribuição dos espaços comerciais e auditórios, atendendo a sugestões das empresas e dos participantes na pesquisa de satisfação de 2015.
 
“85% dos espaços já foram comercializados e os últimos estandes estão sendo negociados. Acredito que vamos atingir a nossa meta, afinal, são essas empresas que apoiam, patrocinam e viabilizam o evento desse porte.Os 20 anos do Simpósio de Cafeicultura serão dignos da trajetória desse evento que realmente transformou a cafeicultura de toda a região”, garante Silvério Afonso.
 
O dirigente conta outra novidade: “As inscrições são gratuitas e serão feitas pelas empresas e entidades parceiras. O simpósio é feito para os produtores, comerciantes, empresas em geral que estão envolvidas com o setor cafeeiro. Basta o interessado procurar um dos apoiadores e fazer sua inscrição. É mais um incentivo para que todos participem. Queremos e estamos convidando os produtores para que estejam no Simpósio de Cafeicultura, aprendendo, interagindo e conhecendo os avanços do segmento produtivo do café”.
 
Informações:
 
 
facebook.com/simposiodecafeicultura
 
ACIAM: (33) 3331-2829
 
15 a 17 de Março – Parque de Exposições em Manhuaçu (MG)
 
18 de Março – Centro Experimental de Café – Heringer – Martins Soares (MG)
 
Assessoria de Comunicação













}