24 de Agosto: Segunda etapa de Vacinação contra Poliomielite



 

Tamanho da fonte    




No período de 08/06 a 12/07, aconteceu a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, em Manhuaçu, com o objetivo de garantir que as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos recebessem as vacinas necessárias para a sua idade e atualizassem o cartão vacinal.  A segunda etapa da campanha de multivacinação, também chamada de atualização vacinal, será dia 24 de agosto, neste sábado, de 08:00 às 17:00, em todo Brasil.

Metas estabelecidas

A meta estabelecida para garantia de cobertura vacinal foi de 95% das crianças da faixa etária da campanha. Em Manhuaçu, a população de 6 meses a menores de 5 anos é de 5914 crianças, tendo sido vacinadas 5431 (91,83%), não atingindo a meta esperada, o que é preocupante, pois crianças que deveriam ter sido vacinadas não receberam a vacina que estava disponível em todas as unidades de saúde do município no período da campanha. Ressaltamos que o período da campanha foi prorrogado, mas, ainda assim, muitas crianças não participaram desta ação.

A mobilização

O trabalho para a realização de uma campanha é grande, envolvendo muitos profissionais de saúde, todos comprometidos com a busca de resultados positivos. Acontece o “Dia Nacional de Vacinação”, sempre aos sábados, facilitando o acesso e participação daqueles que trabalham durante a semana. As estratégias de ação para busca da população são muitas e a Diretoria de Vigilância em Saúde/ Setor de Imunização conta com importantes parcerias como o trabalho das equipes de saúde da família por meio dos agentes comunitários, setores da Secretaria Municipal de Saúde (Transporte, Nutrição/Cozinha, Compras, Almoxarifado, Coordenação de ESF), divulgação nos jornais, rádio e televisão, o apoio do Conselho Municipal de Saúde com o empenho dos conselheiros na divulgação e de toda a sociedade.

Importância das campanhas

As Campanhas são ações importantes que visam garantir a oportunidade de avaliação e atualização da situação vacinal da população alvo para o trabalho. Entretanto, se a meta não é alcançada acontece a preocupação sobre a proteção dos grupos específicos.

Luiz Nascimento














}