“Encontros com a Política” é realizado com sucesso em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Com quatro palestras especiais e a participação de autoridades representantes de quinze municípios, além de cidadãos e estudantes, o Seminário “Encontros com a Política” foi realizado, nesta quinta-feira, 04, no Anfiteatro Vereador Camilo Felipe Nacif, da Câmara Municipal de Manhuaçu.

A iniciativa tomada pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), com total apoio da Câmara de Vereadores, trouxe enriquecedoras palestras da área de política e gestão pública, ministradas durante todo o dia.

A abertura oficial ocorreu às 9h da manhã, com a Mesa Diretora composta pelo Presidente Maurício de Oliveira Júnior; Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza; 1º Secretário Eli de Abreu; 2º Sec. Francisco de Assis Dutra, Prefeito Nailton Heringer, e palestrantes: Ex-ministro Patrus Ananias, Professor Ludovikus Moreira, Prof. José Raphael Olivé e Prof. Antônio José Calhau de Resende. Também presentes vereadores de Manhuaçu; Prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira; Presidentes de Câmaras: Giovane da Silva Ferreira (Martins Soares), Alexandre Buzim de Oliveira (Alto Jequitibá), Alessando Alves Costa Caldeira (Simonésia), Dário Veiga (Manhumirim), Ivan Rodrigues de Souza (Santana do Manhuaçu), Messias José dos Reis (Santa Margarida) e Gelvane Barbosa Fernandes (Alto Caparaó), além de vereadores destas cidades e dos municípios de Luisburgo, Sericita, Espera Feliz, Vieiras e Durandé. Alunos das Faculdades Doctum, Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) e da EE Cordovil Pinto Coelho, além do Presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama, e servidores da Prefeitura prestigiaram o evento.

Em seu pronunciamento, o Presidente Maurício Júnior reafirmou a importância de a população participar da política e conhecer o seu funcionamento, para que uma sociedade justa possa ser construída. O Presidente da Câmara de Manhuaçu elogiou esta iniciativa tomada pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e parabenizou o público presente pelo interesse em participar das palestras e de conhecer mais sobre a política.

Ainda na abertura do seminário, o Ex-ministro Patrus Ananias fez uso da palavra, abordando a proposta do encontro, os temas escolhidos para debate e a importância do envolvimento de toda a comunidade para a promoção do bem-estar social.  

A primeira palestra foi “O Papel do Vereador”, ministrada por Prof. Ludovikus Moreira (Formado em Filosofia pela UFMG, com especialização em ética e Professor da Escola do Legislativo). Em seguida, Professor José Raphael Olivé (Administrador e Contador Público, Especialista em Gestão e Políticas Públicas e Professor da Escola do Legislativo) conduziu a palestra “Planejamento e Orçamento Público”.

MP alerta para a PEC da impunidade

Durante o encontro, as Promotoras de Justiça da Comarca de Manhuaçu, Dra. Thereza Rachel D’Ávila Riani Lana e Dra. Geannini Maeli Motta Miranda, se pronunciaram sobre a mobilização do Ministério Público contra a aprovação da PEC nº 37 (Proposta de Emenda à Constituição). O Projeto é também conhecido como PEC da impunidade, devido ao fato tirar do Ministério Público o poder de investigação, direcionando esta tarefa especificamente às Polícias Civil e Federal.

Em sintonia com o Ministério Público, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou Moção de Repúdio à PEC 37, na recente sessão realizada no dia 1º deste mês.

Nesta quinta-feira, as Promotoras de Justiça mencionaram esta iniciativa da Casa Legislativa de Manhuaçu e solicitaram a atenção das demais câmaras de vereadores da região para a importância deste assunto.

Em seguida, Dra. Thereza e Dra. Giannini convidaram as autoridades e cidadãos presentes para a passeata em repúdio à PEC da Impunidade, que ocorrerá na próxima terça-feira, 09. O trajeto terá início nas proximidades do terminal rodoviário e seguirá rumo ao centro da cidade.

Vereadores de Manhuaçu e região acompanharam o encontro atentamente (foto: Assessoria de Comunicação)Palestras à tarde

À tarde, a programação teve continuidade com outras duas palestras: “Processo Legislativo Municipal”, ministrada por Prof. Antônio José Calhau de Resende (Mestre em Direito Público, Consultor da Assembleia Legislativa e Professor da Escola do Legislativo), e “Gestão Pública Democrática e Participativa”, apresentada pelo Ex-Ministro E Professor Patrus Ananias De Sousa (Advogado, Especialista em Poder Legislativo e Mestre em Direito Processual e Professor da Escola do Legislativo da ALMG. Experiência na vida pública como Vereador, Deputado Federal, Prefeito e Ministro de Estado).

Após as palestras, os participantes puderam fazer suas perguntas e esclarecer dúvidas sobre os assuntos em debate.
O Presidente Maurício Júnior e o Vice-presidente da Câmara, Anízio Gonçalves de Souza, fizeram suas considerações, com uma mensagem de agradecimento aos quatro palestrantes e ao público regional que prestigiou o seminário durante todo o dia.

Assessoria de Comunicação














}