Abastecimento de água em Manhuaçu está comprometido devido a escassez de chuva



 

Tamanho da fonte    




O período sem chuvas que afeta a região agrava a situação dos reservatórios e tem colocado a cidade de Manhuaçu em situação de alerta caso não chova nos próximos meses. O voverno municipal, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) solicita a população que economize água durante esta época de estiagem. Devido ao calor em excesso, as pessoas consumem uma quantidade maior de água do que o de costume e com a escassez de chuva o abastecimento dos reservatórios é afetado.

O SAAE alerta os habitantes que economizem água durante o período de estiagem, pois é um tempo que todos sofrem com as condições climáticas. De acordo com o diretor do SAAE, José Alves de Aguiar, o consumo está ultrapassando a capacidade máxima de produção, por isso o uso precisa ser moderado. “Pedimos para que utilizem água de forma consciente, evitem lavar calçadas ou encher piscinas para evitar o desperdício da água tratada após seu uso”, esclareceu.

Em consequência das altas temperaturas e o aumento do consumo de em relação aos outros meses, vários pontos da cidade tem sofrido com a falta d’água, pois as reservas não conseguem atender a toda a demanda. O diretor do SAAE ressaltou que os reservatórios trabalham com menos de um terço da capacidade, nesta época do ano. “Temos um reservatório que comporta meio milhão de litros e está com 150 mil. Por isso, pedimos à população um consumo mais moderado em relação a um bem tão importante”, comentou.

Dicas para economizar água

José Aguiar forneceu algumas dicas para evitar o desperdício de água e sua falta no verão: não demorar no banho; deixar a torneira fechada ao fazer a barba ou escovar os dentes; usar vassoura no lugar da mangueira para limpar a calçada e o quintal; usar balde e pano para lavar o carro, ao invés de mangueira; utilizar a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total; evitar encher piscinas todos os dias para não jogar a água fora após o uso; e, eliminar qualquer tipo de vazamento na residência.

Manhuacu.com/com informações da Prefeitura de Manhuaçu














}