Agentes recebem treinamento para vacinação antirábica



 

Tamanho da fonte    




A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Vigilância Ambiental, promoveu nesta segunda-feira, 30/05, treinamento de agentes que vão atuar na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que começa na próxima semana.
 
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, no total vinte agentes do setor de endemias participaram do treinamento. “São servidores novatos, que chegaram a pouco tempo e não participaram de campanhas anteriores” – destacou.
 
A capacitação foi coordenada pela veterinária Laíz Perígolo Mol, responsável pelo setor de zoonoses na Vigilância Ambiental no município. Entre os agentes capacitados, 18 atuam na sede do município e outros dois na zona rural.
 
A parte teórica da capacitação foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde.   Foram repassadas informações sobre a doença “raiva” e os cuidados necessários com o animal no momento da vacina. Também foram feitas orientações sobre a parte burocrática de documentação no momento da vacinação e esclarecimento de dúvidas.
 
Em um segundo momento da capacitação dos agentes de endemias, na sede da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, foram treinadas técnicas de contenção do animal e formas de aplicação das doses. Também foram repassadas aos agentes, informações sobre acondicionamento da vacina.
 
Vacinação em Dom Corrêa 
 
A campanha de vacinação de Cães e Gatos começa na próxima segunda-feira, 06, pelo Distrito de Dom Correia com agentes percorrendo a Zona Rural. No sábado, 04, será realizado o dia “D” na sede em Dom Correia e em Sacramento com postos fixos funcionando durante todo o dia.
 
A vacinação de cães e gatos vai prosseguir até o dia 16 de julho.  Serão, no total, 40 dias de campanha para atingir todos os distritos sendo durante a semana os postos volantes na zona rural e a cada sábado uma sede de Distrito realiza o dia “D” com postos fixos. Na cidade de Manhuaçu, o dia D está programado para dois de julho. 
 
A meta da Vigilância Ambiental é atingir os mesmos números alcançados na campanha de 2015, quando foram vacinados 13 mil animais, sendo cerca de dois mil e seiscentos gatos e 11 mil cães na cidade e em todo o município. 
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu