Airsoft: Equipes de Manhuaçu e região duelam entre as matas



 

Tamanho da fonte    




Três equipes confrontaram-se no jogo de Airsoft, na manhã deste domingo, 04/09, no Campo de Batalha Selva Manhuaçu (CBSM), no Córrego Sinceridade, no Residencial dos Lagos, em Manhuaçu. Participaram do duelo as equipes TEAM (Tropa Especial Airsoft de Manhuaçu); DEFAS (Delta Force AirsoftSquad) de Ubaporanga e Caratinga e MAC (Mercenarios Airsoft Company) de Iúna, Ibatiba, Martins Soares e Lajinha.

Veja as fotos

23 participantes se embrenharam na mata e partiram para o confronto. “O jogo exige muita preparação e treinamento regular (isso não é vídeo game). A nossa equipe trabalha por um objetivo comum no esporte. O airsoft é uma simulação de situação real de combate militar, e em uma guerra é essencial que os soldados estejam dispostos a se arriscar pelos companheiros. Mesmo sendo um esporte de combate, não tem espaço para violência e sim para valores de honra e honestidade de seus jogadores”, comentou um dos organizadores, Dr Sandro Assis de Oliveira (cirurgião dentista), responsável pela iniciativa do Esporte em Manhuaçu. Os outros organizadores são: Dr. Franz Moreira de Rezende (Médico); Tiago Caetano de Souza (Serralheiro) e Clayton dos Santos Souza (Educador Físico).

O Airsoft é um esporte bem difundido, vem crescendo no Brasil e atraindo cada vez mais entusiastas. “Pra quem está começando, é essencial participar de alguns jogos e/ou participar de alguns eventos para facilitar o entendimento do esporte. Nossa ideia é constituir uma equipe com plano de ação e definir as funções de cada membro, de acordo com seus talentos (habilidades de cada jogador): Lider do esquadrão; Franco atirador; Operador de assalto e Médico. Temos que nos motivar para que o esporte aconteça. Ame o esporte”, acrescentou Sandro.

A frase clichê: “A prática leva a perfeição” é fundamental para o esporte. “É importante treinos para o desenvolvimento de habilidades individuais como tiro, manuseio das armas e comunicação, estratégia de defesa e ataque com todos os membros da equipe, definição de metas futuras e condicionamento físico. Invista em bons equipamentos, as armas de pressão podem ser elétrica, a gás ou a mola; bolsos para carregadores, botas, coletes, fardas, capacetes, mascaras, óculos e outros”, ressaltou o organizador Sandro.

Esporte regulamentado

O airsoft é um esporte regulamento no Brasil através das seguintes leis e portarias:
• PORTARIA 002-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010
• DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-105, e seu
Anexo I, que fornece a relação dos produtos controlados.

A prática de airsoft teve início no Japão, nos anos 70. No Brasil, o airsoft começou a se popularizar na década de 80, mas só a partir do ano 2003 com a fundação do fórum Airsoft Brasilas armas começaram a ser conhecidas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão ligado ao governo nacional que regula os produtos controlados do país. Dessa época surgiram as primeiras equipes de Airsoft no Brasil, como o G.E.A.R de Curitiba e o WKG do Rio de Janeiro.

No início, o airsoft se resumia para a prática de tiro ao alvo, mas com o passar dos anos, o termo também passou a ser utilizado em jogos de combate, simulando ações dos exércitos nas guerras e operações táticas militares.

As peças simulam armas de fogo, atiram projéteis de plástico e por isso não são letais, mas exige equipamentos de segurança.

Geilson Dangelo

Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656


Veja o vídeo!