Alunos do Curso de Agente Comunitário de Saúde realizam visita ao Asilo São Vicente de Paulo



 

Tamanho da fonte    




Alunos do curso de Agente Comunitário do Pronatec – Programa Nacional de Acesse ao Ensino Técnico e Emprego - realizaram no fim deste mês de junho, uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo. A iniciativa foi uma oportunidade de conhecer a fundo a instituição e seu trabalho, e praticar os conteúdos abordados em aula. O tema do trabalho foi “Valorizemos o idoso aprendendo a respeitar. Porque num belo dia a velhice vai nos achar”.  
 
Em Manhuaçu o Pronatec se faz presente há dois anos, fruto de importante parceria entre a Prefeitura Municipal e a Rede Federal de ensino. Dezenas de alunos, tantos no curso de Formação Inicial Continuada – FIC, quanto nos cursos técnicos, já se formaram por meio dessa iniciativa.
 
Coordenou o trabalho a professora da  disciplina Programas de Saúde Básica I e II, Claudiana Barros Afonso Batista, e a colaboradora de apoio Administrativo/pedagógico, Ingrid de Souza Rolim. Cerca de vinte alunos, além de outras pessoas convidadas, participaram da visita.  A ideia foi de contribuir para a formação dos alunos nas disciplinas lecionadas no decorrer do curso e também  contribuir de forma social e humana na vida dos alunos, apresentando a realidade da população idosa no Brasil, que cresce significativamente a cada ano.
 
Danças, recitais de poesias, causos e distribuição de brindes levaram alegria e descontração aos idosos. “Foi um momento ímpar, uma experiência única, muitos alunos não conheciam o lar de idosos, após a visita mostraram interesse em retorna mais vezes de forma individual ou em grupo para compartilhar outros momentos de alegria e descontração com os idosos” – comentou a professora Claudiana  Batista. 
 
O curso de Agente Comunitário de saúde é vinculado ao catálogo nacional de cursos do PRONATEC, criado em 26 de Outubro de 2011 por meio da Lei nº 12.513/2011. Seu objetivo principal é o de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. 
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu