Boa forma e saúde na Ortophisio: Conheça os 13 Benefícios da Hidroginástica



 

Tamanho da fonte    




A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O pouquíssimo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas. 
 
O público varia de gestantes a idosos, e os benefícios da hidroginástica envolvem sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças. 
 
Abaixo um pouco mais sobre os benefícios que a hidroginástica pode oferecer à sua saúde e boa forma. Parece conhecer a hidroginástica, basta marcar horário na Ortophisio Manhuaçu, situada a Rua Frederico Dolabela, nº 329, Centro, Manhuaçu. O telefone é 33 3331-6092.
 
Doenças crônicas: Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor
utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas. 
 
Saúde mental: A hidroginástica pode melhorar o humor. Pessoas com fibromialgia podem notar que os exercícios sob a água podem diminuir a ansiedade. A água morna pode diminuir o estresse, assim melhorando o humor e ainda reduzindo a possibilidade de depressão. 
 
Velhice saudável: Os benefícios da hidroginástica podem ser interessantes para reduzir os sintomas e reações comuns no processo de pós-menopausa. 
 
Suporte à flutuação: Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações. 
(foto: Divulgação)
 
Aumento de resistência muscular: Se compararmos a densidade da água com a densidade do ar, é possível destacarmos o aumento da resistência muscular. A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal. 
 
Maior flexibilidade: O efeito da redução da força gravitacional enquanto estiver sob a água poderá conduzir a uma melhor flexibilidade do corpo. 
Melhora o sistema cardiovascular: Os exercícios de hidroginástica revelam-se extremamente benéficos em termos de condicionamento cardiovascular. Os exercícios beneficiam a frequência cardíaca, que é mantida a uma taxa inferior se comparados ao ciclismo ou corrida. 
 
Queima calorias: A hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias, sendo uma das alternativas para você eliminar os quilinhos extras. 
 
Gestação segura: Os benefícios da hidroginástica também chegam às gestantes e bebês. Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina, que marca presença nas articulações, e ainda pode auxiliar para uma melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê. 
 
Apoio à recuperação: Algumas pessoas lidam com desconfortos ou adiam o retorno à prática de exercícios físicos após a realização de procedimentos cirúrgicos. A hidroginástica é a opção perfeita para aqueles que desejam retornar às atividades e não querem prejudicar o período de recuperação. 
Maior interação: Contrariando muitas afirmativas, a hidroginástica não é praticada apenas por idosos. As aulas consistem em exercícios individuais, em duplas, ou grupais, o que favorece as relações sociais. 
 
Relaxamento: Diferenciando-se das badalações de academia cheia, música alta e grande esforço para levantamento de pesos, a hidroginástica é o exercício que pode ser escolhido não só para você entrar em forma, mas também para relaxar. 
 
Tonifica músculos: Não pense que os benefícios da hidroginástica tangem apenas as funções cardiorrespiratórias e circulatórias, muito pelo contrário. A hidroginástica pode favorecer a saúde dos músculos, ou seja, se você se dedica para uma melhor definição e hipertrofia, as atividades na piscina ainda poderão tonificar os seus músculos, então beneficiando também a saúde da massa muscular adquirida com dieta e treinos de levantamento de peso.
 
Manhuacu.com













}