Câmara apoiará nova fase da campanha contra doação de esmolas do Rotary



 

Tamanho da fonte    




O Presidente da Câmara de Vereadores, Maurício de Oliveira Júnior, e o Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza participaram, na noite desta quinta-feira, 20/11, após a sessão legislativa, da solenidade realizada pelo Rotary Club de Manhuaçu destinada ao lançamento do Projeto Acolher, com a campanha “Não doe esmolas, doe cidadania”. 
 
A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Rotary Club, Administrador Francisco Everardo Pessoa Oliveira. Na abertura, Everardo anunciou que esta mobilização, em sua nova fase, visa conscientizar toda a sociedade sobre os problemas causados pelo gesto de dar moedinhas - o troco das compras - às pessoas pedintes nas ruas, principalmente às portas de estabelecimentos comerciais, em locais movimentados. Por outro lado, a campanha também estimula ao cidadão a proceder corretamente com este gesto de caridade.Everardo citou importantes parcerias para a consolidação deste projeto.
 
Ao representar a Casa Legislativa, Maurício Júnior e Cb. Anízio ressaltaramo comprometimento dos vereadores com esta questão social. 
O Presidente Maurício Júnior mencionou inclusive o risco que a população de Manhuaçu e visitantes têm ao serem abordados por alguns destes pedintes que, em ato criminal, ameaçam agredir o cidadão ou a danificar seu veículo, caso este se recuse adar algum valor em dinheiro. Ainda em seu pronunciamento, Maurício Junior pontuou que a Câmara continuará apoiando esta iniciativa do Rotary, inclusive com as ações de propagação da campanha.
 
Em seu pronunciamento, o Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio) lembrou sua atuação no terminal rodoviário da cidade, enquanto Policial Militar, e a percepção diária deste problema. Ele disse que, durante as abordagens policiais, procurava orientar pessoas usuárias de drogas e em situação de prostituição a buscar um novo caminho, inclusive tentava encaminhá-las ao mercado de trabalho, com o apoio de comerciantes locais. Neste contexto de envolvimento social, Anízio parabenizou a campanha do Rotary. 
 
Capitão Schuab evidenciou as ações da Policia Militar em relação aos pedintes de rua envolvidos em situação de crime. Ele frisou que a PM apoiará a campanha, inclusive com a distribuição dos cartazes da campanha junto ao comércio de Manhuaçu e região. 
 
O Assistente Social Amadeus Caldeira Dutra Brandão relatou o trabalho social desenvolvido pela FUMAPH junto às pessoas que vivem nas ruas. Ele esclareceu que é premissa da entidade tratar a todos como cidadãos – por seus direitos e deveres-. Neste contexto, um amplo trabalho de acompanhamento e diálogo é realizado, buscando inclusive restituir estas pessoas ao convívio com seus familiares, quando possível. 
 
Representante do Conselho da Fumaph, Saulo Delano Durães Garcia, se pronunciou relatando outras ações da entidade, como a criação do Parque São Francisco de Assis, os esforços para conter e resolver problemas de invasão de área da entidade nos Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, além do recente reconhecimento da FUMAPH como Utilidade Pública Federal. 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
Também presentes nesta solenidade do Rotary, o Secretário M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder; Ten. Luiz Hott, e o Coordenador do CREAS- Manhuaçu, Dr. Wagner Alves Caldeira – que se pronunciou sobre as ações da instituição em defesa das pessoas em situação de risco social. 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
Assessoria de Comunicação/Câmara de Manhuaçu













}