Câmara aprova diversos Projetos em sessão ordinária



 

Tamanho da fonte    




Com grande participação do público ao plenário, a Câmara de Manhuaçu realizou nova reunião esta semana, na noite desta quinta-feira, 09/10, desta vez, em caráter ordinário. Sob a presidência de Maurício de Oliveira Júnior, a sessão contou com a presença de todos os vereadores - além de cidadãos - e teve ampla pauta de votação. Entre os temas debatidos, a segurança pública e o funcionamento do comércio aos Domingos.
 
Transporte de alunos
 
Logo na abertura, a Professora Dorca Pires de Carvalho Vidal, membro do Conselho M. de Educação, se pronunciou cobrando, mais uma vez, o transporte escolar para os alunos que cursam o 6º período no Ensino Médio. Segundo a professora, até hoje, nenhuma providência foi tomada pela Secretaria M. de Educação e a Superintendência Regional de Ensino. Dorca também fez a leitura da carta escrita por um aluno do 5º ano reivindicando o retorno da ProfessoraSamila Cristina Aparecida Cabral de Abreu, à EM Petrina Maria da Conceição(B. Petrina). Ela teria sido remanejada recentemente daquela instituição. 
 
Vereador Paulo Altino ressaltou que o assunto merece prioridade por parte da Secretaria M. de Educação, considerando a dificuldade de deslocamento que os estudantes do meio rural têm até às escolas. A Vereadora Aponísia, membro da Comissão Legislativa de Educação, se prontificou a encaminhar a Carta para a Secretaria M. de Educação e buscar respostas quanto ao solicitado. 
 
CPI do Samal
 
O 1º Secretário da Mesa Diretora e membro da CPI do SAMAL, Vereador Eli de Abreu, também se pronunciou nesta reunião. Eli frisou que algumas pessoas têm tentado pressionar os vereadores da CPI, alegando que colocariam a “mão no fogo” pelo Diretor do Samal. O Vereador mencionou que estas pessoas devem ponderar sobre suas afirmações, considerando que o referido diretor Wellen Mendonça é alvo de seis processos judiciais em andamento, na Comarca de sua cidade natal.
 
Apoio ao VII Bike Race da Mata
 
Foram aprovados quatro Projetos de Lei, além de ser dada ciência a outros seis. Entre os aprovados, o de nº 086/2014 que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a promover repasse de recursos financeiros à APEF (Ass. dos Professores de Educação Física de Manhuaçu), na forma de cota patrocínio e apoio cultural e esportivo, para realização do VII BIKE RACE DA MATA e dá outras providências”.
 
Direitos dos Animais
 
Também aprovado o Projeto de Lei nº 081/2014, de autoria dos Vereadores João Gonçalves Linhares Júnior, Rogério Filgueiras e Anízio Gonçalves de Souza (Vice-pres.), que “institui a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos animais na Cidade de Manhuaçu e dá outras providências”.
 
Saúde do Educador
 
De autoria do Vereador Paulo César Altino, foi aprovado o Projeto de Lei nº 082/2014que “institui a política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal de ensino, e dá outras providências”.
 
Resoluções
 
Quatro Projetos de Resolução foram aprovados, sendo três assinados pelo Vereador Paulo César Altino eco-assinados por todos os demais vereadores. As Resoluções homenageiam com Diplomas de Honra ao Mérito as Sra. Thaís Pimentel Teixeira (nº 028/2014), Sra. Adenilza Maria da Silva (nº 29/2014) e Sr. Elton Mateus Dornelas (nº 30/2014). Também aprovada pelo plenário a Resolução (nº 31/2014) de autoria dos Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda e Anízio Gonçalves (Cb. Anízio) que concede o Diploma de Honra ao Mérito aos Policiais Militares Carlos Henrique da Paixão Junior e Altazir de Almeida Junior.
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
O Plenário aprovou ainda Moção de Congratulações ao estudante Carlos Henrique Almeida Lucas, aluno da EM Sônia Maria Batista da Silva (B. Santa Luzia), por sua premiação como semifinalista nas Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa, além de três requerimentos e 37 Indicações dos vereadores.
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
Assessoria de Comunicação/Câmara de Manhuaçu