MANHUACU.COM - Câmara de Manhuaçu aprova ajuda financeira para evento em Santo Amaro e ressalta problemas na administração municipal

Câmara de Manhuaçu aprova ajuda financeira para evento em Santo Amaro e ressalta problemas na administração municipal



 

Tamanho da fonte    




A Câmara de Manhuaçu promoveu reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 20/08, sob a presidência de Jorge Augusto Pereira "Jorge do Ibéria", em que foi aprovado projeto de lei que concede ajuda financeira para a realização da 6ª edição do Santo Amaro Fest. Os vereadores também aprovaram requerimentos, indicações e ressaltaram problemas na administração municipal, segurança pública e educação.
 
O legislativo recebeu a visita dos moradores de Santo Amaro de Minas e o um deles, Etevaldo Gonçalves Dutra, falou sobre a importância da festa. Também falou no plenário, a professor da rede municipal, Lenita Miranda, que pediu melhorias na educação do município.
 
Além disto, os parlamentares também aprovaram proposta de emenda à Lei Orgânica nº 01/2015, de autoria dos vereadores Paulo Altino, Jânio Garcia, Juninho Linhares, Juarez Elói e Francisco Dutra, alterando a redação do inciso V do art. 57 da Lei Orgânica de Manhuaçu. A atual redação prevê que é “competência privativa do prefeito a iniciativa de projetos de lei sobre matéria tributária”. A nova redação retira somente a palavra tributária, que segundo a Constituição e jurisprudência é competência concorrente.
 
Também foi aprovada em primeiro turno, de autoria do Legislativo, a proposta de emenda à Lei Orgânica nº 02/2015, alterando a redação do § 1º, do art. 25 da Lei Orgânica do Município de Manhuaçu.
 
Sobre segurança pública, o vereador Juninho Linhares, demonstrou preocupação. "Vivo a área de segurança pública e realmente percebemos que a população está insegura. Fomos procurados por alguns empresários que estão preocupados com a quantidade de roubos e furtos. A gente sabe do trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil que vem desempenhando da melhor maneira possível, mas temos a situação que é o efetivo reduzido, mas não podemos medir esforços para reunir todos os envolvidos em segurança pública e criar um célula para combater o crime organizado", contou.
 
O Presidente da Câmara Jorge do Ibéria fez um balanço do encontro e pediu providências do SAAE a fim de resolver o problema da falta de água no Distrito de Vilanova. "Foi uma reunião bastante tranquila. Quero agradecer aos moradores de Santo Amaro pela presença no plenário e também a professora Lenita por apresentar os problemas que afetam a educação municipal. Em relação a segurança pública, a Câmara está preocupada com isto e vamos buscar providências", salientou.
 
"Quero ressaltar minha indignação com o SAAE porque o Distrito de Vilanova está praticamente sem água e parece uma pirraça do Diretor do SAAE que não resolve o problema, pois temos um poço artesiano furado, bastando apenas colocar a bomba, captar a água e encanar 300 metros e o diretor fica enrolando o povo. Peço que ele mude a atitude, pois só depende dele", acrescentou Jorge.
 
Prefeitura perde verba
 
O vereador Maurício Júnior usou o plenário para noticiar a perda de quase um milhão de reais por parte da prefeitura. "Não foi com satisfação que falei hoje no plenário. Sinto uma tristeza muito grande, pois o Prefeito Nailton Heringer é o homem que perdeu um milhão de reais, mais precisamente 970 mil reais. A administração passada deixou um convênio assinado para investimento em sistema de abastecimento de água, reservatório e adutoras, mas por ele ficar inerte, o dinheiro foi pedido de volta. Houve a recisão do convênio. O dinheiro não foi aplicado e perdeu a verba. Sabemos que o município enfrenta sérios problemas com a falta de água e são necessários muitos investimentos devido a demanda e diminuição do recurso hídrico. Também estamos em tempos de crise financeira e o prefeito perdeu esse dinheiro que foi conseguido na administração anterior. O Nailton não representou com dignidade o nosso município e nosso povo. Isto é lamentável!"
 
Requerimentos
 
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresentou requerimento convocando o Procurador Jurídico do Município e o Secretário de Saúde para comparecerem à próxima reunião das Comissões da Câmara de Manhuaçu, para discussão do Projeto de Lei nº 084/2015, de autoria do Executivo Municipal, que “Autoriza a alteração dos artigos 1º e 2º, da Lei Municipal nº 2.817, de 04 de dezembro de 2008”.
 
Moções
 
João Gonçalves Linhares Júnior apresentou moção de congratulações pelo Dia dos Maçons comemorado dia 20 de agosto.
Aponísia dos Reis apresentou moção de pesar pelo falecimento do Sr. Áureo Luiz de Andrade, dia 16 de agosto.
 
Anízio Gonçalves apresentou moção de congratulações pelo Dia do Advogado, comemorado no dia 10 de agosto e também moção de congratulações pelo Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de agosto.
 
Jânio Garcia Mendes e Eli de Abreu Gomes apresentaram moção de pesar pelo falecimento do Sr. Rubens de Souza Júnior.
 
Fernando Gonçalves Lacerda e Paulo Cesar Altino apresentaram moção de congratulações ao Centro de Treinamento Cleiton Silva, pela conquista de 8 medalhas: 3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze no Mundial da CBLP (Confederação Brasileira de Lutas Profissionais) realizado nos dias 15 e 16 de agosto na cidade de Vitória/ES.
 
Eli de Abreu Gomes, Francisco de Assis Dutra e Jânio Garcia Mendes apresentaram moção de pesar pelo falecimento de Rubens de Souza Júnior.
 
Indicações
 
Juarez Cleres Elói com o apoio de todos os Vereadores
 
Indica a reforma do albergue municipal de modo a oferecer condições dignas de moradia a todas as pessoas que ali vivem.
 
Jânio Garcia Mendes
 
Solicita ao Prefeito juntamente com o Secretário de Agricultura para que entrem em entendimento com os antigos proprietários da Cooperativa Agropecuária de Realeza, a fim de estudar a possibilidade de reabri-la, considerando sua importância para o Município.
 
Indica o contato entre o Prefeito e a Secretária de Cultura para que seja realizada uma festa no Povoado de Bom Jesus, nos moldes das realizadas nos Distritos. 
Reivindica a reforma das escadas e rampa entre as BRs 262 e 116, Distrito de Realeza.
 
Anízio Gonçalves de Souza
 
Indica a pavimentação, calçamento, iluminação pública e redes pluvial e esgoto na Rua Angíco, Bairro Nossa Senhora Aparecida.
 
Reivindica a pavimentação, calçamento, iluminação pública e redes pluvial e esgoto na Rua Narciso Evangelista dos Anjos, Bairro Lajinha. 
 
Solicita a pavimentação, calçamento e iluminação pública no final da Rua José Florêncio da Silva com Jaguaraí, Bairro São Jorge.
 
Francisco de Assis Dutra
 
Solicita a realização de operação tapa-buraco nas Ruas do Distrito de São Pedro do Avaí.
 
Reivindica obras de infraestrutura: colocação de calçamento ou asfaltamento, redes pluvial e de esgoto, iluminação pública etc, na Viela Andrelino Simão Gomes, Distrito de São Pedro do Avaí.
 
Reivindica obras de infraestrutura: colocação de calçamento ou asfaltamento, redes pluvial e de esgoto, iluminação pública etc, na Rua Nossa Senhora Aparecida, Distrito de São Pedro do Avaí.
 
Jorge Augusto Pereira
 
Reivindica a construção de posto de saúde na Rua Dois Irmãos, Distrito de Vilanova.
 
Solicita a disponibilização de Vale-Transporte para os servidores do SAMAL. 
 
Indica a substituição de luminárias queimadas nos postes de iluminação pública do Córrego dos Paixão.
 
Rogério Filgueiras Gomes
 
Solicita ao Prefeito realização da festa da “Feira da Paz” através de convênio com entidades filantrópicas e artistas amadores locais.
 
Reivindica ao Prefeito abertura em definitivo de escritório da empresa encarregada de cuidar da iluminação pública.
 
Indica ao Prefeito que tome as providências necessárias para que as escolas municipais passem a funcionar em horário integral. 
Aponísia dos Reis
 
Solicita a substituição dos aparelhos danificados e velhos do PSF do distrito de Santo Amaro de Minas por aparelhos novos.
 
Solicita melhorias no campo de futebol do povoado de Bom Jesus.
 
Solicita melhorias no campo de futebol do Córrego Boa vista de Santo Amaro.
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
Assessoria de Comunicação