Câmara de Manhuaçu realiza primeira sessão ordinária do ano



 

Tamanho da fonte    




Com plenário lotado por cidadãos e autoridades regionais, a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou a primeira sessão ordinária do ano, na manhã desta quinta-feira, 17. Sob a presidência do Vereador Maurício de Oliveira Júnior, a sessão legislativa foi marcada pelos pronunciamentos dos vereadores e o anúncio oficial do ousado projeto imobiliário Nova Manhuaçu, além da pauta com Projetos e Indicações.

A partir desta nova legislatura, a Câmara Municipal de Manhuaçu passa a ser composta por quinze vereadores. São eles o Presidente Maurício de Oliveira Júnior, Vice-presidente Sgt. Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio), 1º Secretário Eli de Abreu Gomes, 2º Sec. Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha), Aponísia dos Reis, Fernando Gonçalves Lacerda, Francisco Coelho de Oliveira (Chiquinho), Gilson César da Costa (Gilsinho), Hélio Ferreira, Jânio Garcia Mendes, João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares), Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), Juarez Cleres Elói, Paulo César Altino e Rogério Filgueiras Gomes. Entre as autoridades presentes, o Vice-prefeito Dr. Gulivert Hudson Melo de Oliveira; Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Luís Carlos Rhodes; Comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Neymar; Ex-Presidente da Câmara de Manhuaçu, Glauco Macedo, Presidentes das Câmaras, Marlúcio de Oliveira Carvalho (Ipanema), Ivan Rodrigues de Souza (Santana do Manhuaçu) e Pedro Benfica (Durandé); Vereadores Alberto Xavier de Lima Júnior (1º Sec. - Ipanema), Raimundo Jerônimo (Santana do Manhuaçu), Ednei Moisés Barbosa e José Elias Rodrigues (Durandé); Membro da Executiva e Tesoureiro Nacional do PSDC, Eduardo Ferreira; Empresário Nilton Marques Bastos; Médico Dr. Heron Werner; Diretor Administrativo da Fumaph, Wilson Cabral; Pres. da 54ª Subsecção da OAB/MG, Dr. Alex Barbosa; Pres. da ASCON, Daniel Gerhard Batista; Pres. do COMAD, Luizaura Januário, e membros do Secretariado Municipal, além de representantes de associações e conselhos comunitários.

O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pela Cantora Otaviana de Souza, com acompanhamento da musicista Kátia Ricielli. Houve Minuto de Silêncio em Memória de Felipe Viana Batista, Yuri Gomes Freitas Cardoso, Thuany Salgado, Ex-prefeito Eduardo Xavier, Ex-Vereador e Professor Elias Said Chequer e Jacir Rodrigues Cortes.

Os vereadores iniciam a nova Legislatura apresentando diversas Indicações e a determinação para realizar importantes ações para a população (foto: Thomaz Júnior)O 1º Secretário da Mesa Diretora, Eli de Abreu Gomes, deu ciência ao Plenário do Parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sobre as contas do Município referente ao exercício de 2001. O documento deverá ser colocado em votação nos próximos dias, após a análise dos vereadores. Também foi dada ciência ao plenário quanto ao recebimento da Prestação de Contas da APAE/ Manhuaçu, referente ao ano de 2012.

Durante a sessão, os vereadores fizeram suas considerações, ressaltando o compromisso e a determinação em trabalhar para o desenvolvimento de todo o município.
 
Nova Manhuaçu

Convidado pela Mesa Diretora, o empresário Nilton Marques Bastos (Niltinho) – Alfa Imóveis e Construções Ltda. - se pronunciou, apresentando o Projeto imobiliário denominado Nova Manhuaçu, que compreende uma área que incorpora mais de 80 alqueires de terra, situada nas imediações dos B. Bom Jardim, Ponte da Aldeia e Pouso Alegre, inclusive com acessos por estes locais.

O empresário Nilton Marques Bastos – Niltinho – durante a apresentação do Projeto Nova Manhuaçu (foto: Thomaz Júnior)Niltinho ressaltou a atenção com todos os requisitos e exigências legais relacionadas ao meio ambiente e a execução das obras com total planejamento. O projeto que conta com a parceria do Médico Dr. Heron Werner e do empresário e produtor rural Manoel Garcia (Maninho) também prevê a doação de áreas para a construção de hospital e até mesmo o campus do IFET. Niltinho destacou que “nós queremos implantar um novo conceito, em que queremos trazer uma nova qualidade de vida para a população. Queremos fazer uma cidade com ruas largas, arborizadas, um projeto setorizado, com área industrial, área comercial, área separada para a construção de prédios, residências, pistas de caminhada, lagos, bosques, enfim, um novo conceito da ocupação de solo, sempre visando também a proteção ao meio ambiente e a qualidade de vida de uma forma geral. [...] É um projeto para ser consolidado durante vários anos, porque não se dá para fazer algo assim do dia para a noite, mas já providenciamos o levantamento topográfico e vamos iniciar o projeto ambiental, que envolve várias entidades para a liberação e também um projeto arquitetônico para fazer tudo isto”, mencionou Niltinho.

Comissões Legislativas

As Comissões Legislativas para o biênio 2013-2014 foram definidas nesta sessão, com a seguinte composição:

*Constituição, Justiça e Redação – Presidente Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha), Relator Fernando Gonçalves Lacerda e Membro Paulo Cesar Altino;

O Assessor Jurídico da Presidência, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, procedeu a leitura da Moção de Pêsames aos familiares do Ex-prefeito Eduardo Xavier (foto: Thomaz Júnior)*Defesa dos Direitos da Mulher – Pres. Aponísia dos Reis, Relator Jânio Garcia Mendes e Membro Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho);

*Defesa dos Direitos do Consumidor – Pres. Fernando Gonçalves Lacerda, Relator Francisco de Assis Dutra e Membro Gilson César da Costa (Gilsinho);

*Defesa dos Direitos do Servidor Público – Pres. Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), Relator Gilson César da Costa e Membro Juarez Cleres Elói;

*Direitos Humanos, Trabalho e Desenv. Social – Pres. Rogério Filgueiras Gomes, Relator Hélio Ferreira e Membro João Gonçalves Linhares Júnior;

*Educação, Cultura e Esporte – Pres. Rogério Filgueiras Gomes, Relator Jânio Garcia Mendes e Membro Aponísia dos Reis;

*Obras Públicas, Viação, Agricultura, Meio Ambiente, Comércio e Indústria – Pres. João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares), Relator Hélio Ferreira e Membro Francisco de Assis Dutra;

*Orçamento, Finanças e Tomada de Contas – Pres. Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), Relator Francisco Coelho de Oliveira (Chiquinho) e Relator Hélio Ferreira;

*Comissão de Saúde – Pres. Gilson César da Costa, Relator Paulo Cesar Altino e Membro Jânio Garcia Mendes.

Ritmo dinâmico

Em uma demonstração de dinamismo por parte dos vereadores, a pauta foi extensa nesta primeira reunião. Foi dada ciência ao plenário sobre seis Projetos de Lei, dois Requerimentos e 39 Indicações, além da apresentação de Moções de Pesar destinadas aos familiares do Ex-prefeito Eduardo Xavier e do Ex-vereador, Prof. Elias Said Chequer.

Ao fazer suas considerações sobre esta primeira sessão legislativa da nova Legislatura, o Presidente Maurício Júnior fez boa avaliação e frisou o comprometimento de todos os vereadores. “Os trabalhos ocorreram de forma harmoniosa, muito proveitosa. [...] Os vereadores apresentaram diversas Indicações, demonstrando estarem antenados com as necessidades da sociedade. [...] Sobre o Projeto Nova Manhuaçu, é um empreendimento de grande envergadura. Digo que me senti honrado com este anúncio em nossa sessão. Manhuaçu é uma cidade forte, uma cidade pujante, que tem se desenvolvido por conta do empreendedor privado, o empresário, o trabalhador. Já o Poder Público, que tem o papel de alavancar o desenvolvimento da nossa terra, melhorar a qualidade de vida do nosso povo, penso que, até então, não vinha fazendo seu papel a contento. Esse é o nosso dever, tornar Manhuaçu uma cidade melhor, fazer com que o município ocupe o lugar que ela merece no Estado, por sua representatividade. Não é discurso. Precisamos entrar nos trilhos do desenvolvimento. [...] São grandes os desafios que iremos enfrentar no município, como o caso do aeroporto e do IFET, por exemplo. A população pode ter certeza que nós vereadores vamos lutar para tudo isto acontecer, deixando de ser um sonho, uma coisa abstrata, para se consolidar, beneficiando a todos”, avaliou Maurício Júnior.

Os vereadores elogiaram a organização dos trabalhos desenvolvidos pela Mesa Diretora nesta primeira sessão ordinária do ano.
Na próxima terça-feira, 22, a Casa Legislativa deverá realizar a primeira sessão extraordinária do ano, a partir das 8:30h.

Thomaz Júnior