Câmara de Manhuaçu solicita implantação do SAMU



 

Tamanho da fonte    




A Câmara de Vereadores de Manhuaçu apresentou solicitação ao Vice-governador Alberto Pinto Coelho para que sejaagilizadaa implantação da Rede Regional de Urgência e Emergência na macrorregião Leste do Sul, que envolve as microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa. Na prática, o pedido apresentado pelo Presidente da Câmara Vereador Maurício Júnior pede que a cidade de Manhuaçu receba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O presidente Maurício Júnior, acompanhado do vereador Juninho Linhares, dos assessores Glauco Macedo e José Geraldo Damasceno e o presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama participaram de um encontro com o vice-governador Alberto Pinto Coelho, em Muriaé, na semana passada. A reunião foi promovida pelos deputados Bráulio Braz e Renzo Braz e teve ainda a presença do Secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge.

Durante a reunião, o presidente entregou o ofício e apresentou a solicitação da cidade. “A nossa região, em especial, apresenta uma demanda crescente pelos serviços da área de urgência e emergência. A microrregião de Manhuaçu tem 24 cidades e uma população de 312 mil habitantes.Entre os números alarmantes de acidentes, temos como característica uma extensa malha rodoviária e figuramos como a recordista em acidentes envolvendo adolescentes. A implantação da Rede de Urgência e Emergência e, portanto, do SAMU vai ajudar a salvar vidas”, destacou Maurício Júnior.

Somente no ano de 2010, segundo levantamento no DataSUS, as mortes por causas externas (acidentes e outros) representaram 43% dos óbitos registrados em Manhuaçu.  Em 2012, 30% das internações do Hospital César Leite (2.450) foram motivadas por traumas causados em acidentes e atropelamentos nas rodovias da região.

Maurício Júnior ressaltou que os serviços de socorro são realizados pelo Corpo de Bombeiros e ambulâncias da região (foto: Divulgação)

Maurício Júnior ressaltou que os serviços de socorro são realizados pelo Corpo de Bombeiros e ambulâncias da região. “Trabalham com muito empenho e isso é reconhecido. Esse serviço seria um reforço importante. Temos a convicção de que a implantação do SAMU será fundamental para a redução do tempo-resposta para salvar vidas, que é nosso objetivo principal”, ressaltou.

No encontro, o Secretário de Estado Antônio Jorge garantiu atenção na reivindicação apresentada pela Câmara de Manhuaçu, além do empenho dos deputados e do vice-governador para agilizar a implantação.

Assessoria de Comunicação