Câmara debate situação do esporte e trânsito de veículos pesados no Centro



 

Tamanho da fonte    




Com pronunciamentos diversos e extensa pauta, a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou sessão ordinária, na manhã desta quinta-feira (16). Sob a presidência de Maurício de Oliveira Júnior, a sessão legislativa mais uma vez contou com expressiva participação de cidadãos. Entre os presentes, o presidente da Câmara de Santana do Manhuaçu, Ivan Picada, e membros do Conselho Municipal de Educação.

Educação 
 
Membros do Conselho Municipal de Educação abriram as atividades do dia, após a oração inicial, com os pronunciamentos da ex-presidente da entidade, Abla Slaibi Pereira, a nova presidente Zandra de Fátima, e do secretário do Conselho, Eduardo Satil. Houve apresentação de balanços das ações desenvolvidas e explanação sobre o funcionamento da entidade. 
 
Trânsito de veículos pesados 
 
José Gouveia Teixeira Júnior, presidente da Associação de Moradores do Centro, se pronunciou, alertando para o cumprimento da Lei Municipal nº 082/2012, que trata da regulamentação do trânsito de veículos pesados nas ruas de Manhuaçu. José Gouveia chamou a atenção para situação da rua Monsenhor Gonzalez, onde a movimentação intensa de caminhões em área de carga e descarga de supermercado tem trazido inúmeros transtornos para motoristas, pedestres e moradores do local. O presidente da associação solicitou ainda a realização de audiência pública sobre o trânsito no centro, envolvendo inclusive a presença da direção do referido supermercado.
José Gouveia Teixeira Júnior, presidente da Associação de Moradores do Centro, fez pronunciamento cobrando cumprimento da lei que trata da circulação de veículos pesados no centro de Manhuaçu (foto: Assessoria de Comunicação)
Cidadão cobra atenção ao esporte
 
Previamente inscrito, o cidadão Ronaldo Martinho da Silva apresentou relato sobre descasos da Prefeitura e do Departamento de Esportes com relação aos atletas manhuaçuenses que participaram da 1ª etapa do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais), ocorrida em e Cataguases, no início deste mês. Os atletas desta modalidade acompanharam Martinho em seu pronunciamento. 
 
Em seguida, o diretor Municipal de Esporte, Vitor Rocha, solicitou uso da palavra, apresentando esclarecimentos sobre o setor. Na oportunidade, os vereadores fizeram suas indagações, sendo devidamente respondidos pelo Diretor.
Ronaldo Martinho da Silva criticou a falta de apoio aos atletas que participaram do JIMI (foto: Assessoria de Comunicação)
Palavra do Presidente
 
Após as considerações dos vereadores, durante a palavra franca, o presidente Maurício Júnior elogiou a Congresso da ABRACAM (Associação Brasileira das Câmaras Municipais), em especial as palestras de Dr. Rômulo César e do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM/GO).
Maurício Júnior mencionou também o atraso por parte do Executivo Municipal em enviar o Projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), dificultando, mais uma vez, o trabalho de análise dos vereadores. 
 
Outra questão enfatizada pelo presidente foi quanto ao posicionamento da Câmara em acionar a Justiça contra a Prefeitura, em duas Ações distintas, em razão da não resposta aos Requerimentos e comunicações diversas feitas pelos vereadores.  
 
Projetos em pauta
 
Aprovado nesta sessão legislativa, o Projeto de Lei nº 034/2013, de autoria do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda (Fernando do Fórum), que trata da normatização das publicações dos atos administrativos municipais e dá outras providências.
 
Também foi dada ciência ao Plenário de outros cinco Projetos de Lei. São eles: 
 
*n° 014/2013 – Autor: Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho) – “Dispõe sobre denominações de ruas no B. Pouso Alegre e contém outras providências”;
 
*n° 033/2013 – Autor: Paulo César Altino – “Dispõe sobre denominação de Rua dos Eucaliptos, o logradouro que faz divisa entre as Ruas Terezinha de Barros e Américo Fernandes, no B. Santana, e contém outras providências”;
 
*n° 035/2013 – Autor: Maurício de Oliveira Júnior – “Inclui obrigatoriamente no currículo escolar das escolas da rede municipal de ensino matéria sobre a História de Manhuaçu e dá outras providências”;
 
*n° 037/2013 - Autor: Maurício de Oliveira Júnior – “Institui o "Programa de Resgate de Valores Morais, Culturais, Sociais e Éticos" em âmbito municipal e dá outras providências”.
 
*n° 036/2013 – Autor: Executivo Municipal – “Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de Manhuaçu para o exercício de 2014 e dá outras providências”.
 
Projetos de Resolução
 
Dois Projetos de Resolução foram aprovados na reunião: 
 
*Medalha ao 11º BPM - nº 015/2013 – Autores: Maurício de Oliveira Júnior e Anízio Gonçalves de Souza - Concede a Medalha de Mérito Legislativo ao 11º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais;
 
*ABRACAM - nº 016/2013 - Maurício de Oliveira Júnior – “Dispõe Sobre a filiação da Câmara de Manhuaçu à Associação Brasileira de Câmaras Municipais”.
 
Moção
 
*Autor João Gonçalves Linhares Júnior - Moção de Pêsames 030/2013 - Pelo falecimento de cinco moradores de Manhuaçu em trágico acidente, ocorrido no dia 12 pp., na BR-262, no local conhecido como Serra do Macuco.
 
Assessoria de Comunicação