Caminhada solidária movimenta o sábado em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O sábado em Manhuaçu foi de atividade física. A parceria entre a alunos do curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade do Futuro e o Governo de Manhuaçu, por meio da secretaria de Esporte e Lazer, promoveu a 1ª Caminhada Solidária do município. A concentração foi as 8h30 na altura do Posto da Picanha, no trevo do Cafeicultor. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no local. Toda arrecadação será doada a Morada São Vicente de Paulo e a DAREI – Divisão de Assistência, Recuperação, Educação e Integração.
 
Como toda atividade física, é importante tomar alguns cuidados antes de praticá-las, a dica é usar roupas adequadas e fazer uma alimentação leve como frutas, iogurte desnatado, pão integral entre outros alimentos que não tenham grandes volumes de gorduras. Isso vai evitar uma hipoglicemia, ou tontura, dor de cabeça e mal-estar. Durante a concentração, os participantes puderam realizar seções de alongamento, aferição de PA – pressão arterial, verificação de frequência cardíaca e obter todas as informações sobre práticas de exercícios físicos.
 
O secretário de Esporte e Lazer, Victor Rocha, explicou que a parceria proporcionou mais benefícios para toda sociedade, por isso é importante que as pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade, mudem seus hábitos e adotem rotinas que incluam algum tipo de exercício. “Promover esse tipo de ação motiva e incentiva a sociedade a fazer atividade física, com isso, as pessoas acabam se fiscalizando, principalmente em relação à sua saúde, com isso preservam a boa qualidade de vida” – destaca Rocha.
 
O projeto faz parte da grade curricular do curso acadêmico, e envolve cerca de quarenta alunos, que além de cumprir com as exigências da disciplina querem promover mudança na rotina da população, como explica a aluna e uma das organizadoras, Jésica Olivia Barbosa. “O nosso interesse é juntar a comunidade para a prática da atividade física, tirar essas pessoas de dentro de casa para que pratiquem exercício, e deixem um pouco suas rotinas, e também arrecadar o máximo de alimentos para as doações” – explica a estudante. 
 
A atividade abre a programação de eventos do tipo fitness elaborados pelos alunos da instituição, e se estendem até dezembro, numa programação que incluem os projetos “Melhor Idade em Movimento”, evento de ginástica que acontece no mês de novembro exclusivamente voltado às pessoas idosas do município e o “Agita Manhuaçu” aberto a toda população, que inclui múltiplas práticas físicas como hidroginástica, step, caminhada, corrida e treinamento funcional, agendado para o mês de dezembro.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}