Campanha contra a influenza espera vacinar cerca de 18 mil pessoas em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Começou nesta segunda-feira, 04, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza. Em Manhuaçu, segundo a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação da Atenção Básica, a distribuição das doses prossegue até o dia 22 de maio.
 
Além da vacinação nos postos, durante a semana, haverá um dia especial de mobilização, o chamado dia “D” contra a influenza, que está agendado para o sábado, 09, quando todas as unidades de saúde estarão atendendo de 8 às 17 horas.
 
Devem ser vacinados nesta campanha as pessoas com sesenta anos ou mais e ainda os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
 
Público Alvo
 
Em Manhuaçu,o público alvo da campanha é de 18.824 pessoas, incluindo todas as faixas de vacinação. A expectativa é de uma cobertura vacinal superior a 80% da população alvo. No total, 26 salas de vacina de todas as unidade de saúde dos ESF – Estratégia de Saúde da Família – no município estarão atendendo durante a semana.
 
A diretora de Vigilância em Saúde,Maria Cristina Caldeira Duarte, lembra da importância da pessoa procurar a unidade mais próxima de casa, onde além da vacina, a visita vai possibilitar uma análise e até a atualização do cartão da pessoa.
 
Doença Respiratória
 
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, que são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com sessenta anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A vacina é a principal forma de prevenção.
 
A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Quem tiver qualquer dúvida em relação a campanha de vacinação deve procurar informações junto às unidades do ESF ou na diretoria de Vigilância em Saúde pelos telefones 3332-3544 ou 3332-3549, entre sete e dezessete horas.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu