Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira



 

Tamanho da fonte    




Termina nesta sexta-feira, dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), iniciada em todo o país no último dia 17 de Abril. Em Manhuaçu, a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama, destaca que a vacinação já alcançou 73,35% do público alvo, com 12.070 pessoas vacinadas.
 
Karina relata que ‘desde o início da campanha, a secretaria, por meio da equipe de vigilância em Saúde e de todas as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), está realizando a vacinação contra a Influenza, em todo o município. Precisamos alcançar ainda uma população de 16.683 pessoas, para atingirmos a meta de 100% do público alvo nesta etapa dos trabalhos de vacinação. Quem ainda não vacinou, deve procurar os postos de vacinação. No ato da vacinação, o cidadão deve levar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, que todas as pessoas até já devem ter, considerando que na Campanha contra a Febre Amarela confeccionamos diversos cartões. Quem ainda não tiver o cartão, nós providenciaremos na hora. No entanto, é importante apresentar um documento de identificação’, esclarece.
 
A dose é disponibilizada nos postos de vacinação do município.
 
Nesta etapa, a campanha nacional de vacinação é direcionada para crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos; adultos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.
 
No caso de pessoas com doenças crônicas, não transmissíveis, e com deficiências específicas, estas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS (Sistema Único de Saúde) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem necessidade de prescrição médica. À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
 
Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Manhuaçu
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}