Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta segunda-feira



 

Tamanho da fonte    




A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), inicia nesta segunda-feira, 11/09, a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.
 
Com o slogan "Unido fica mais protegido", a campanha será desenvolvida de 11 a 22 de setembro, em todos os postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) no horário de atendimento. O público da campanha são as crianças menores de 05 anos, crianças de 09 anos e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
 
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, torna-se fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação para atualizar a situação vacinal. Quem não tiver a caderneta, deve comparecer à Unidade de Saúde a fim regularizar a situação vacinal do filho, pois, objetivo é otimizar a cobertura em todo o município, ampliar grupos e faixas etárias com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida.
 
Maria Cristina Caldeira Duarte relata que, tendo em vista a complexidade do atual calendário de vacinação que dispõe de 14 vacinas para crianças menores de 05 anos e 05 vacinas para os adolescentes, torna-se fundamental que toda população alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação. As unidades de saúde já se encontram abastecidas com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários, e os profissionais de saúde poderão avaliar se alguma vacina não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.
 
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales comenta sobre a responsabilidade dos responsáveis, não estarem deixando para a última hora. Mesmo tendo o período de 11 a 22 de setembro para atualizar a caderneta de vacinação, já foi definido que no dia 16 de setembro acontecerá o DIA D(Dia de Mobilização Nacional), no horário de 8hs às 17hs.,para oportunizar aqueles pais que não tiverem o tempo necessário para comparecerem durante a semana na unidade de saúde mais próxima de sua casa. "Quero destacar que, os pais poderão ter essa oportunidade de levar os filhos, para atualizar o cartão. Os pais também poderão atualizar o cartão nesse período. A participação de todos é fundamental", comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales.
 
Assessoria de Comunicação SMS













}