Campus Manhuaçu: cursos técnicos presenciais e a distância com inscrições abertas



 

Tamanho da fonte    




Muito se falou sobre ensino público, gratuito e de qualidade em Manhuaçu. Atualmente, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu) ganhou vida está movimentando a região, com novidades envolvendo estudantes e profissionais, provocando perspectivas positivas no mercado para a formação de mão-de-obra qualificada local.
Está confirmada a oferta do primeiro curso técnico presencial do Campus Manhuaçu, o Técnico em Cafeicultura, que promete contribuir para o desenvolvimento da principal atividade econômica da região do Caparaó mineiro. O curso terá início no primeiro semestre de 2016.
 
É importante destacar que a finalidade principal do Instituto Federal é a profissionalização. Por isso, diferentemente das universidades, ao menos metade dos cursos oferecidos pelos IF’s são cursos técnicos, uma vez que os pilares da educação para o século XXI propõem, independentemente do nível de ensino, além do fazer: ser, conhecer e viver, buscando a inserção ou atualização do profissional para as necessidades do mercado. No entanto, outros tipos de cursos, como graduação e especialização, também podem vir a ser ofertados no Campus Manhuaçu, já que se trata de uma instituição plural.
 
Curso Técnico em Cafeicultura e Processo Seletivo 2016 
 
O ingresso no curso Técnico em Cafeicultura, assim como nos demais cursos técnicos presenciais da instituição, será feito por meio de processo seletivo. Quem já completou o Ensino Médio, ou vai concluir até o fim do ano ou, ainda, quem irá cursar o 3º ano do Ensino Médio em 2016, poderá se inscrever no período de 21 de setembro a 21 de outubro de 2015. São 35 vagas disponíveis. Vale lembrar que a taxa de inscrição é a única cobrança realizada pela instituição, já que os cursos são todos gratuitos, sem qualquer tipo de mensalidade. As provas de seleção do curso presencial estão marcadas para 06 de dezembro. O curso tem duração prevista de 3 semestres, com carga horária de 1.350 horas, incluindo disciplinas teóricas e práticas ligadas à cafeicultura, bem como estágio supervisionado. 
 
O profissional Técnico em Cafeicultura poderá atuar com planejamento, execução e monitoramento dos processos de implantação e condução de lavouras, beneficiamento, armazenamento, industrialização, comercialização, gestão e marketing, todos relacionados ao café. 
 
Dentre outros trabalhos do técnico, poderão ser desenvolvidas atividades visando o desenvolvimento de mecanismos para a produção de café, aplicando princípios técnicos de melhoramento genético e ações adequadas à cultura e condições regionais; planejamento e monitoramento para o uso de máquinas e implementos agrícolas, obedecendo às normas de segurança e manutenção. O profissional da cafeicultura poderá utilizar suas habilidades para conhecer, planejar e monitorar métodos e técnicas de colheita, armazenamento e beneficiamento; prestar assistência técnica a projetos da cadeia produtiva do café; implantar e gerenciar sistemas de classificação e controle de qualidade do café; administrar e gerir a economia na atividade cafeeira, identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.
 
De acordo com a professora Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, coordenadora do Curso Técnico em Cafeicultura, a oferta deste curso pelo IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu visa suprir uma demanda por profissionais específicos do agronegócio cafeeiro, atendendo grandes e pequenos produtores, cooperativa e empresas relacionadas à cadeia produtiva do café, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e educativo de Manhuaçu e região. Ainda ressalta que o Curso Técnico em Cafeicultura é uma oportunidade de formação profissional relativamente rápida, gratuita e de qualidade.
 
O curso será ministrado de forma presencial, na unidade urbana do Campus Manhuaçu, localizada no distrito Realeza, no turno vespertino.
 
Cursos técnicos à distância (EAD)
 
O Campus Manhuaçu passa também a oferecer o ensino à distância (EAD), servindo a unidade como polo de apoio para os encontros presenciais. Para o primeiro semestre de 2016 serão oferecidos os cursos: Técnico em Finanças e Técnico em Segurança do Trabalho. 
 
Para esta modalidade de ensino o candidato poderá se inscrever também no período de 21/09 a 21/10, sendo que não há taxa de inscrição e a seleção se dará por meio de sorteio. São 50 vagas para o curso Técnico em Finanças e 50 vagas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Os encontros presenciais acontecerão na unidade urbana do Campus Manhuaçu, no distrito Realeza. Há também atividades realizadas on-line através da plataforma moodle de ensino a distância.
 
Editais e informações para inscrição nos cursos técnicos
 
Os editais e maiores informações sobre os cursos presenciais e a distância podem ser obtidos no site da Comissão de Processos Seletivos do IF Sudeste MG no endereço: copese.ifsudestemg.edu.br.
 
No endereço do site do Campus Manhuaçu também poderão ser encontradas informações e outras novidades: www.manhuacu.ifsudestemg.edu.br.
 
Estrutura do Campus Manhuaçu
 
A sede urbana do IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu está localizada no distrito Realeza (Rodovia BR116, Km 589,8) e conta com salas de aula, sala de professores e área administrativa. Após a doação, por parte da União, da antiga sede do DNIT, hoje sede do Campus Manhuaçu, iniciou-se a primeira fase de suas obras que atualmente se encontra finalizada. Na equipe, técnicos administrativos além de docentes redistribuídos já atuam, aguardando reforço proveniente de concurso público em andamento para contratação de novos professores. Há também previsão de, no futuro, abrir novo concurso para composição do quadro de técnicos administrativos.
 
Acompanhe as novidades, cursos e oportunidades oferecidas pelo Campus Manhuaçu em nossa página www.manhuacu.ifsudestemg.edu.br  e  também no www.facebook.com/ifsudestemgmanhuacu.
 
Assessoria de Comunicação