Cidadão agradece por obras de acessibilidade em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




No dia 3 de dezembro, o presidente de honra da Associação Regional dos Portadores de Deficiência (ARPOD), Geraldo Adão da Silva, veio até o setor de Comunicação da Prefeitura de Manhuaçu para agradecer. Nesta data tão especial, juntamente com o dia 5 de dezembro, em que é comemorado o Dia Mundial da Acessibilidade, Geraldo reconheceu os trabalhos realizados recentemente pela atual administração no sentido de dar dignidade aos portadores de necessidades especiais.
 
"Tendo em vista estas datas tão especial e como presidente de honra da Associação Regional dos Portadores de Deficiência Física, quero registrar este momento e agradecer ao prefeito Nailton Heringer e toda a sua equipe que se sensibilizou e realizou obras de acessibilidade que contemplam idosos e deficientes. Uma cidade como Manhuaçu não poderia deixar de voltar seus olhos para esta comunidade, que tanto sofre com preconceitos", comentou Geraldo Adão. 
 
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 3 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. "É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados", completou o presidente de honra.
 
Criado em 2004, o Programa de Acessibilidade tem a finalidade de proporcionar mais acesso às pessoas portadoras de deficiência. Todos os anos, entre os dias 4 e 10 de dezembro, comemora-se a Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, para que a sociedade e o poder público avaliem o que já feito nesse sentido, e o que ainda falta ser realizado.
 
Obras de Acessibilidade
 
Recentemente, a Prefeitura de Manhuaçu entregou à população obra de revitalização do calçamento da região central da cidade, que se tratava de requerimento antigo da comunidade. "Estávamos precisando desta reforma, uma vez que havia reclamações junto ao Ministério Público sobre acessibilidade. Tínhamos problemas difíceis de serem resolvidos, mas isso foi completamente corrigido para atender, principalmente, aos idosos e portadores de deficiência física", comentou o prefeito Nailton Heringer.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
A obra substituiu material de revestimento do passeio das praças e ruas. As calçadas foram alargadas e conta com piso antiderrapante. Além disso, foram criadas sete novas rampas de acessibilidade, para atender principalmente aos deficientes físicos e idosos.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}