Começa nesta segunda a vacinação de cães e gatos



 

Tamanho da fonte    




Começa na segunda-feira, 06/06, a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a raiva em Manhuaçu. A meta é atingir 13 mil animais, sendo cerca de dois mil e seiscentos gatos e 11 mil cães em todo o município. Os números são os mesmos alcançados na campanha de vacinação realizada em 2015.
 
Organizada pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, e a Coordenação de Vigilância Ambiental, a campanha começa pela zona rural dos distritos de Dom Correia e Sacramento, como ficou definido na programação da primeira semana de vacinação.
 
Duas equipes de vacinadores do ESF – Estratégia de Saúde da Família – de Dom Correa vão percorrer a zona rural do distrito durante toda a semana. Na segunda-feira, 06, serão visitadas as propriedades rurais nos Córregos dos Costas, João Bento, Bom Jardim e em Boa Vista (Pampulha). O trabalho será feito durante todo o dia. Na terça-feira, o trabalho prossegue nos Córregos dos Costas, João Bento, do Caetano, Bom Jardim e ainda nos Córregos Santa Luzia e São Geraldo (Ver tabela). 
 
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, é importante que os proprietários rurais com animais em casa fiquem atentos à programação e mantenham cães e gatos presos quando da passagem dos agentes para vacinação. “A programação foi elaborada para que as pessoas possam saber datas, locais e horários de vacinação, e assim manter o animal preso esperando o vacinador passar” – pontuou.
 
Dia “D” nos Distritos
 
A cada sábado existe também o dia “D” nas sedes dos distritos. No primeiro sábado, 04, após o início da campanha, a vacinação acontece com postos fixos no Córrego Soledade e no ESF Dom Correia durante todo o dia. Outra equipe estará vacinando também no ESF Sacramento.
 
A vacinação de cães e gatos prossegue até 16 de julho.  Serão, no total, 40 dias de campanha. Emilce Estanislau, informou que na cidade, dois postos vão funcionar fixos a partir do dia 27 deste mês até o dia 08 de julho. Uma equipe vai ficar na portaria do Estádio JK, no Bairro Santo Antônio. Outra vai se instalar na Praça Adolfo Assad, a praça da rodoviária. O atendimento será entre 13 e 16h30. Haverá também o dia “D” na cidade, programado para dois de julho, um sábado, quando 24 postos estarão funcionando.
 
Na última semana, vinte agentes do setor de endemias participaram de treinamento. Foram repassadas informações sobre os cuidados com o animal e sobre a parte burocrática de documentação no momento da vacinação. Também foram treinadas técnicas de contenção do animal, formas de aplicação das doses e acondicionamento da vacina. A capacitação foi coordenada pela veterinária Laíz Perígolo Mol, responsável pelo setor de zoonoses na Vigilância Ambiental no município. 
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}