Conferência inédita estabelece Conselho de Segurança Alimentar em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Agricultura familiar, soluções para a fome e combate ao desperdício de alimento foram alguns dos assuntos tratados na 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu, realizada nesta segunda-feira, 27, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Na abertura, Prefeita Cici Magalhães parabenizou aos conferencistas pela presença e destacou a premiação conquistada por Manhuaçu, já neste primeiro ano, junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por ?Boas Práticas na Agricultura Familiar na Merenda Escolar? (2ª colocação em MG e 14ª no Brasil), além dos esforços para a busca de mais recursos para o setor. 
 
Realizada no salão da Igreja Metodista, no centro, a conferência teve como tema ?Segurança alimentar no campo e na cidade?, tendo início às 13h e prosseguindo até às 17h, com a aprovação dos membros do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu). 
 
Logo após os pronunciamentos, foi aprovado o Regimento Interno e realizada palestra evidenciando o tema da conferência, a partir de três eixos: ?Agroecologia?, ?Ampliação e comercialização da Agricultura Familiar? e ?Banco de alimentos?. 
A explanação foi conduzida pelo Membro do Comitê Gestor da RBBA (Rede Brasileira de Banco de Alimentos) e Secretário Geral da RELBA (Rede Leste de Banco de Alimentos), João Paulo de Paiva Ramos, e os Extensionistas da Emater, Thiago Braga de Oliveira e Edina Neves Teixeira Fialho Gomes. A seguir, os conferencistas se dividiram em grupos para debater e formular propostas para a elaboração de políticas públicas para o setor. A Coordenadora de Conselhos Municipais da Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glenda Miranda da Silva Costa, conduziu os trabalhos de aprovação das propostas.
 
Crianças e adultos participantes do Projeto Arte Social da Fumaph abrilhantaram o evento com animada apresentação musical. A EMATER também montou stand e distribuiu boletins relacionados à produção agrícola e sustentabilidade. 
 
Além da Prefeita Cici, integraram a Mesa Diretora, Giuzaina Gregório (Sec. M. de Trabalho e Desenvolvimento Social); Flânio Alves da Silva (Sec. M. de Agricultura); João Paulo de Paiva Ramos (RBBA e RELBA); Isaura da Paixão (SENAR); Raquel Rodrigues Furtado (COMSEA/MG); Erci Batista de Carvalho (Ass. de Mulheres de Vila de Fátima), e Benoni da Paixão (rep. Associações Comunitárias). Também presentes, a Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Secretárias de Administração, Cristina Miranda, e de Educação, Luizaura Januário; Marilza Damásio (Ass. Com. São Geraldo Gavião); Marilene Prachedes (Ass. São Domingos); Gabriel Guerra (Prefeitura de São João do Manhuaçu) e rep. da ACEAS e FETRAF e de outras instituições sociais, além de nutricionistas que atuam no município.
 
O representante da RBBD, João Paiva, elogiou a organização e iniciativa de Manhuaçu em aderir ao Sistema de Segurança Alimentar. Ele pontuou que a cidade está na vanguarda deste trabalho na zona da Mata, juntamente com Juiz de Fora. 
 
Conselho Municipal
 
Também foram apresentados os conferencistas indicados para integrar o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), conforme a Lei Municipal nº 3.705/2017. A plenária aprovou os nomes, e, a partir de agora, a entidade se estabelece, com os seguintes componentes: Governamentais (Titulares e suplentes) ? Flânio Alves da Silva e Valéria Abneder Ferreira (Agricultura), Tatiana de Castro Martins Pires e Carla Geovana de Oliveira (Educação), Karine Mansur de Barros e Catarina da Costa Oliveira (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Karine Cerqueira de Carvalho Garcia e Karla Rosa Dornelas (Saúde); Sociedade Civil (Titulares e suplentes) ? Tânia Maria Alves e Xerxes Alves Albéfaro Farine (APAE), Rachel Rodrigues Furtado e Sérgio de Oliveira Vieira (DAREI), Murilo da Silva Fernandes e Egilson da Silva Praça (Fumaph) e Luiz Cláudio Werner e Solange Ribeiro Silva (PROIN).
 
Secretaria de Comunicação Social ? Prefeitura de Manhuaçu













}