MANHUACU.COM - Conselho de Saúde promove última reunião em 2017

Conselho de Saúde promove última reunião em 2017



 

Tamanho da fonte    




A reunião do Conselho de Saúde de Manhuaçu no mês de dezembro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde  na noite da quarta-feira, dia 13/12, presidida pelo conselheiro Nelson de Abreu. Esta foi a última reunião do ano de 2017. A seguir resumo dos assuntos discutidos.
 
Atas
 
A conselheira e secretária da mesa diretora Zandra Rocha fez a leitura das Atas das reuniões de setembro, outubro e novembro de 2017. Todas foram aprovadas com adendos para a Ata do mês de setembro, apresentados pela Secretária de Saúde e conselheira Dra. Karina Gama dos Santos Sales e conselheiro Rudinei Hott.
 
Plano Municipal de Saúde
 
Entrou na pauta da reunião a apresentação do relatório da Comissão responsável em avaliar as propostas constantes do Plano Municipal de Saúde/2018-2021. Ana Lígia de Assis, do Setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde fez a apresentação do Plano que foi aprovado pelos conselheiros de saúde.
 
Rede de Urgência e Emergência
 
A conselheira e secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, apresentou aos conselheiros como está o processo da busca pela implantação da rede de urgência e emergência SAMU em Manhuaçu . Foram eleitos dois conselheiros para representar o município nas reuniões do Conselho formado para tal na região Macroleste Sul (Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu), são eles, Chardson Paixão (titular) e Denise Braga Jardim (suplente).
 
Plano de Contingência – Aedes Aegypti
 
A coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau, apresentou o Plano de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti 2017-2018, que traça o planejamento de todas as ações a serem desenvolvidas no período para evitar o aumento dos casos de doenças transmitidas pelo inseto que podem levar a morte de pessoas. A coordenadora informou que até o dia da reunião haviam sido notificados 5 casos suspeitos de dengue no município e nenhum de Zika vírus e Chikungunya. “Embora a situação seja de tranqüilidade até o momento, todos devemos estar em alerta total para evitar uma epidemia das referidas doenças e outras atribuídas ao Aedes”, conclamou  Emilce Estanislau. A coordenadora valorizou as ações realizadas no município até o momento pela SMS e parceiros como o SAMAL (limpeza do leito do Rio Manhuaçu e recolhimento de lixo eficiente).
 
Situação de médicos psiquiatras
 
O conselheiro Rudinei Hott apresentou pedido de esclarecimento à Secretaria de Saúde sobre comentários publicados nas redes sociais de que dois médicos contratados para atender a saúde mental do município não são especialistas em Psiquiatria. A responsável pelo setor de Recursos Humanos Marisnete de Freitas Silva apresentou os documentos necessários para esclarecimento das dúvidas e comprovação da legalidade das contratações. Ficou decidido que os documentos serão avaliados pela Comissão de Avaliação e Fiscalização.
 
Denúncia 
 
Foi lido o pelo conselheiro Jadir Nunes o relatório da Comissão de Avaliação e Fiscalização referente a denúncia anônima de irregularidades na carga horária e pagamentos pelos serviços prestados pelo Responsável Técnico do Setor de Farmácia da Secretaria de Saúde. Diante das explanações apresentadas pela Secretaria de Saúde por meio do setor de Recursos Humanos e do próprio alvo da denúncia que participou da reunião, o relatório foi reprovado e será refeito a partir de novas análises de documentos, resoluções, normas técnicas e leis pertinentes pela Comissão.
 
Convite
 
Ao final da reunião, a Secretaria de Saúde desejou a todos um Feliz Natal e convidou para reunião festiva a ser realizada dia 22/12 na AABB, além de pedir uma salva de palmas para a conselheira Carmem Lúcia, que tem se dedicado todos os dias na Secretaria do Conselho de Saúde, de forma voluntária e prestativa.
 
Luiz Nascimento













}