Copa IFBB Minas e Workshop esportivo agitam a cidade nos dias 23 e 24 de novembro



 

Tamanho da fonte    




Pela primeira vez na história, Manhuaçu será sede da etapa de um dos eventos mais importantes do Bodybuilding (Fisiculturismo) de Minas Gerais e do Brasil. Trata-se da Copa IFBB Minas da categoria. Para completar, no dia seguinte haverá um Workshop esportivo com nomes de peso. Entre os dias 23 e 24 de novembro, atletas de todo o Brasil estarão reunidos na cidade pólo do café mostrando performances adquiridas com muito suor, disciplina e treinamento pesado.

A realização do evento em Manhuaçu é comemorado pelo idealizador e organizador, empresário Alan Caetano. “Confesso que fiquei surpreso com a vinda deste importante encontro na nossa cidade. É a primeira vez que o interior de Minas recebe uma etapa da Copa IFBB. Recebemos a notícia com muito entusiasmo e esperamos corresponder às expectativas nos atletas amadores e profissionais que irão participar do torneio”, comentou.

A Copa IFBB Minas será realizada no dia 23 de novembro, no Centro Cultural João Bracks, a partir das 17 horas. Antes, às 9 horas, haverá inscrição e pesagem dos atletas. A disputa será dividida em 11 categorias.

Importância

A International Federation of Bodybuilders (IFBB), ou Federação Internacional de Fisiculturistas foi fundada em 1946 e é a entidade que administra o esporte no mundo. Ela possui ramificações Federais e Estaduais. Em Minas Gerais, o presidente é o também fisiculturista Fernando Maradona, que estará presente em Manhuaçu no dia 24 ministrando uma das palestras dentro da série de Workshops esportivos.

“A proximidade entre o Fernando e a Flávia (esposa), que trabalham juntos, facilitou o nosso contato. Além disso, mostramos para ele que Manhuaçu é uma cidade estrategicamente bem localizada, uma vez que há o entroncamento de duas das rodovias federais mais importantes do Brasil (BR’s 262 e 116). Temos certeza de que este é apenas o primeiro passo para a consolidação de outros eventos importantes da categoria para a nossa cidade”, comemorou Alan.

Entusiasta do esporte, Alan acredita que a promoção do evento na região, será importante para alertar aos jovens e adultos sobre a importância de se ter uma vida saudável. “Queremos ver as nossas academias de Manhuaçu e cidades vizinhas lotadas. A prática de esporte se faz necessária, principalmente porque ocupa o tempo das pessoas com algo bom para a vida delas. Quando um jovem de 14 ou 15 anos entra numa academia, com certeza a chance dele se envolver com bebida, cigarro e outras drogas é bem menor. Trazendo um evento desta importância para a cidade, também estamos contribuindo com a difusão do esporte na nossa região”, avaliou o empresário.

(foto: Divulgação)

O que é Bodybuilding ou Fisiculturismo

Fisiculturismo ou culturismo é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular. Um indivíduo que se engaja nesta atividade é referido como um fisiculturista. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

Workshop

No dia 24 de novembro haverá um Workshop esportivo. Trata-se de um curso intensivo de musculação. Será aberto a todo o público e contará com nomes consagrados no esporte, como o Mr. Olympia Fernando Maradona e o campeão sul-americano Fábio Caverna. “Além deles, teremos a presença do nutricionista Lupércio Cansado. Ele é um dos especialistas mais conceituados em nutrição esportiva. A Flávia Baraky, que é minha esposa, também fará uma apresentação voltada à musculação feminina”, explicou Alan.

O curso será ministrado em parceria com a Faculdade do Futuro.

Diário de Manhuaçu