Crianças que participam do projeto PETI em Vilanova prestam homenagem ao dia das mães



 

Tamanho da fonte    




Na noite da última quinta-feira, 05/05, as crianças participantes do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Vilanova, tiveram a oportunidade de demonstrar todo carinho e agradecimento às suas mães nesta data especial. O evento foi repleto de emoção e homenagem às mães.
 
Juntamente com a presença do prefeito Nailton Heringer, que prestigiou e discursou durante a cerimônia, o coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, Wagner Caldeira, também esteve presente demonstrando todo o seu apoio e a importância do projeto para a comunidade de Vilanova. O projeto, que tem a função de inibir o trabalho infantil ocupando as crianças durante seu contraturno escolar, teve sua sede lotada pelas mães das crianças presentes, que puderam confraternizar com as outras mães e assistir as apresentações de seus filhos.
 
De acordo com a Coordenadora da Instituição, Sueli Aparecida Dutra Silva, o evento tem uma grande importância, pois traz as mães para junto do projeto e mostra que elas, além dos filhos, também têm importância e são queridas pela instituição. O projeto visa também oferecer um suporte a todas as mães quando se encontram em momentos de dificuldade. Uma das mães presentes, a senhora Ana, mãe de duas crianças que frequentam a instituição, demonstrou sua satisfação com a homenagem: "Me senti bem demais e muito feliz, uma mãe realmente realizada!".
 
Conhecendo o PETI
 
O PETI é um programa do Governo Federal, juntamente com o apoio dos municípios, que visa a erradicação do trabalho infantil em áreas propícias ao trabalho rural. Atualmente a unidade de Vila Nova conta com 79 crianças e adolescentes matriculados, e a unidade de São Pedro do Avaí com cerca de 100 crianças. O projeto oferece atividades pedagógicas, café da manhã e interação entre os matriculados para um melhor desenvolvimento educacional. 
 
As crianças também dispõem de almoço e têm a assessoria de profissionais qualificadas para dar todo suporte de que elas e seus familiares precisam. O PETI ainda conta com o apoio de parceiros, voluntários e entidades que desenvolvem algum trabalho juntamente com a instituição. 
 
O coordenador do CREAS, Wagner Caldeira, ainda ressalta a importância do município na manutenção do projeto, pois este mesmo fazendo parte do governo federal, não estaria funcionando de forma ampla e qualificada se não fosse o suporte e amparo da prefeitura municipal.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu