Defesa Civil faz corte de árvores com risco de queda



 

Tamanho da fonte    




A Defesa Civil de Manhuaçu realizou o corte de árvores de grande porte que ameaçavam cair no Km 34 às margens da BR-262, na tarde de quarta-feira, 22/11. Segundo o órgão, em virtude de pancadas de chuvas fortes, o risco de acidentes provocados com a quedas das árvores tornava-se maior neste período. O trânsito precisou ser interditado parcialmente para a realização do trabalho.
 
Os cortes das árvores foram um pedido da Defesa Civil. A unidade informa que o trabalho deve prosseguir em outras localidades do município, tendo em vista que um relatório produzido acerca das situações de várias árvores de Manhuaçu, constatou que algumas apresentam patologias – como raízes expostas e podres, e evidenciam que podem cair a qualquer momento, segundo a coordenadora Municipal da Defesa Civil, Vininha Nacif. “A Defesa Civil emitiu um laudo sobre a situações dessas árvores. Consultamos o Departamento de Meio Ambiente Municipal, que fez a vistoria e autorizou o corte de algumas árvores”.
 
Ela salienta que a Prefeitura de Manhuaçu se mostrou a disposição para a efetivação dos trabalhos – por meios de entidades ligadas a instituição, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) agendou para o segundo semestre de 2017 o corte das árvores. “E nesta quarta-feira foi possível eliminar o problema pelo menos na área próximo ao almoxarifado municipal. Ali existia árvores de grande porte com raízes imensas. Inclusive, ao serem derrubadas as árvores caiam e atravessavam toda a BR, ou seja, no caso de ventania ou chuva forte esse vegetal poderia cair e matar uma família, pedestre ou motorista”, explica.
 
A coordenadora Municipal da Defesa Civil, Vininha Nacif, salienta que a intenção é realizar um novo plantio de árvores menores no lugar das árvores que forem cortadas. “Sempre partimos dessa premissa, porque se for possível plantar no lugar um jardim ou uma árvore menor porque a gente vê isso dentro da cidade, e sabemos que as árvores possuem o seu lugar em Manhuaçu”.
 
As críticas ao trabalho realizado pela Defesa Civil invariavelmente podem ocorrer. E por isso, Vininha Nacif destaca que o órgão se mostra disponível em atender a população para esclarecer possíveis mal-entendidos. “Cidadãos que precisam utilizar os serviços da Defesa Civil podem entrar em contato com o órgão por meio do número 3339-2740 ou 3339-2741”, finaliza.
 
Tribuna do Leste













}