MANHUACU.COM - Definido cronograma das obras de calçamento em Manhuaçu

Definido cronograma das obras de calçamento em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, e sua equipe de gestão se reuniram com comerciantes e moradores da região central da cidade na noite desta segunda-feira, 14. O objetivo foi apresentar o projeto de revitalização e reforma do passeio das Praças Cordovil Pinto Coelho e Cinco de Novembro, além da rua Amaral Franco e avenida Salime Nacif.

O anúncio de contratação da empresa responsável pelas obras já havia sido feito no dia 21 de março. Os recursos, que devem ser destinados exclusivamente para este fim, são oriundos de convênio firmado entre o município e o Estado de Minas Gerais. O objetivo é adequar, inicialmente, a área central da cidade com exigências legais de segurança e mobilidade.

O prefeito Nailton Heringer, revelou que está feliz em poder realizar as obras e, consequentemente, sanar problemas antigos no centro da cidade. "A revitalização dos calçamentos da área central de Manhuaçu é um requerimento antigo da comunidade. Estávamos precisando desta reforma, uma vez que havia reclamações junto ao Ministério Público sobre acessibilidade. Temos problemas difíceis de serem resolvidos, mas isso será completamente corrigido para atender, principalmente, aos idosos e portadores de deficiência física. Antecipamos desculpas pelos transtornos que serão inevitáveis, mas garantimos que será para o bem da população. Depois de prontas, as calçadas serão bastante atrativas, até mesmo para o comércio local", informou o João Amâncio.

Cronograma e Organização

O prazo de conclusão das obras é de 120 dias. Na noite desta segunda, a equipe de gestão da Prefeitura apresentou o cronograma com datas de início e fim. "Inicia-se um novo conceito. O poder público vai revitalizar o passeio e apresentará essas alterações ao comerciante, que poderá avaliar se segue ou não o mesmo modelo. A obra prevê a substituição do material de revestimento do passeio das praças e ruas. As calçadas serão alargadas e terá piso antiderrapante. Além disso, contará com a criação de sete novas rampas de acessibilidade, para atender principalmente aos deficientes físicos e idosos", explicou o engenheiro civil Djalma Santos Neiva, responsável pela empresa DNA Engenharia Construtores e Incorporadores Ltda.

Djalma informou ainda que ficou surpreso com a organização da obra, que passou por vários setores da Prefeitura. Apesar dos transtornos gerados inicialmente, o responsável pela revitalização dos passeios garante que será de grande importância e trará benefícios à população. "Sabemos que a obra vai gerar transtornos no curto prazo em que estaremos a executando. Porém, os benefícios depois que as calçadas estiverem prontas vão compensar não só os pedestres, mas também os comerciantes".

Comerciante Satisfeito

Valdetário Alves Gomes é um dos comerciantes mais tradicionais da região central de Manhuaçu. Segundo ele, "não vejo a hora de ver tudo pronto. Dou um voto de confiança ao prefeito, pois essa é uma das obras que o centro da cidade precisa. Chamar os comerciantes para um diálogo é muito importante, uma vez que seremos um dos mais impactados pela revitalização. Ainda assim, vejo com muita felicidade o início dessas mudanças, pois terão grande retorno para o comércio e à população de um modo geral", comemorou o comerciante.

Ele aproveitou a oportunidade para "convidar a todos aqueles que amam Manhuaçu de verdade para que possam acompanhar as obras com um olhar diferente. É muito fácil ficar olhando defeitos, mas o que brilha nos olhos da gente passa despercebido por muitos. Eu quero acreditar que esta revitalização será de grande valia e importância para a cidade. Agradeço ao prefeito e a sua equipe de gestão por esta obra, que tenho certeza, trará grandes benefícios para principalmente para os portadores de necessidades especiais da nossa cidade", concluiu Valdetário.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu