Dia D contra o Aedes terá mutirão de limpeza nos bairros



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu reforça a luta para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além das ações diárias das equipes de agentes de combate à dengue com a visitação às residências para impedir o surgimento de novos focos e da aplicação de inseticida para matar o mosquito adulto, vem aí o dia “D” de combate ao Aedes com caminhada e mutirão de limpeza.
 
Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, o dia D será realizado neste sábado, 12, em parceria com outras secretarias do município, o SAMAL e 17 entidades, sendo grupos de serviço, sindicatos e outras entidades, escolas e empresas. A ação visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus zika.
 
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, em relação a dengue, a situação é considerada de epidemia no município. São, em média, 210 novos casos por semana. No total, somente este ano, já são mais de 900 casos notificados da doença.
 
Serviços, caminhada e mutirão
 
A mobilização para a realização do dia “D” começou no dia 25 de fevereiro, durante reunião do GEICAEDES – Grupo Executivo de Intensificação do Combate ao Aedes, instituído no decreto de emergência municipal. Na programação está incluído o projeto “Conta Cidadã”, da empresa Energiza, que vai acontecer de oito da manhã às quatro da tarde trocando material reciclável por descontos na conta. A concentração dos serviços será na Praça Cordovil Pinto Coelho a partir de 08hs da manhã.
 
Também está programada uma caminhada, com concentração na entrada do bairro Bom Jardim a partir de meio dia. Os participantes vão até a Praça Cordovil Pinto Coelho, buscando chamar a atenção da população para o problema do mosquito Aedes e a necessidade de cuidados com a limpeza. Caminhões e máquinas que farão o mutirão de recolhimento de lixo durante a tarde nos bairros também vão percorrer o trajeto da caminhada antes de iniciar o trabalho. O mutirão de limpeza deverá atingir todos os bairros da cidade.
 
Caminhões e máquinas mobilizadas
 
De acordo com a Secretaria de Planejamento, oito equipes, cada uma composta por uma máquina, 2 caminhões caçamba e 3 trabalhadores, serão espalhadas pela cidade. Segundo o secretário, Luiz Carlos Rhodes, cada equipe deverá cobrir três ou quatro bairros. 
 
A orientação é que, no sábado, durante o período da manhã, os moradores retirem dos quintais de suas residências, todos os recipientes que contribuem para acumulo de água e o ambiente propício para os criadouros de dengue como garrafas, tampas, pneus entre outros. Durante a tarde as equipes do mutirão estarão percorrendo as ruas para recolhimento do material.
 
Entidades como o Rotary Clube e Maçonaria também estão mobilizando caminhões para participação no mutirão. O início dos trabalhos de coleta será a partir de 13 hs. Um plantão telefônico vai auxiliar os moradores que tiverem alguma dúvida em relação ao trabalho do mutirão durante o sábado.  O telefone de contato é 3339 2723.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}