Dom José Moreira: Confira o cronograma do sepultamento em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O corpo de dom José Moreira Bastos Neto, bispo de Três Lagoas (MS) foi velado na catedral Sagrado Coração de Jesus, em Três Lagoas até o final da manhã deste domingo, 27, quando o arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa, presidiu missa de corpo presente, com participação de bispos, padres, religiosos e comunidade.  O sepultamento será na terça-feira, em Manhuaçu.

De acordo com informações de moradores da região, foi um momento de forte comoção, já carregado de saudades. “Amávamos muito o dom Moreira”, contou Wilma Lara, de Três Lagoas. Segundo ela, aconteceram várias missas também durante a madrugada. “Na última missa, presidida por dom Dimas, a catedral estava lotada e todos muito emocionados. Houve várias homenagens, inclusive da CNBB. Ao final formaram-se duas filas para que todos se despedissem dele”, relatou.

Em seguida, o corpo foi trazido para a catedral de São João Batista, em Caratinga, onde houve outra missa de corpo presente às 21h30. Durante a madrugada, o corpo seguiu para a terra natal de dom Moreira, Simonésia, onde também há missa na parte da manhã desta segunda-feira, 28.

Manhuaçu

Às 11h00 desta segunda-feira, 28, o corpo de dom Moreira será trazido para Manhuaçu e será velado até a manhã de terça-feira, 29, quando será sepultado após a última missa exequial, marcada para as 10h00.

São esperadas centenas de fiéis, amigos e familiares de dom Moreira nas diversas celebrações ao longo destes quatro dias. O sepultamento acontecerá no cemitério de Manhuaçu, onde já está sepultado o senhor José Moreira Bastos, pai de dom Moreira.

Cronograma

Segunda-feira (28 de abril)

Missa de corpo presente em Simonésia, às 8 da manhã.

Saída para Manhuaçu, às 11 horas.

Velório na matriz de São Lourenço, em Manhuaçu.

Terça-feira (29 de abril)

Última missa de exéquias, às 10 horas, na matriz de São Lourenço.

Sepultamento, logo após a missa, no cemitério de Manhuaçu.
 
A morte
 
Morreu às 17h00 de sábado, 26, dom José Moreira Bastos Neto, que era bispo diocesano de Três Lagoas/MS. Dom Moreira teve sua formação sacerdotal toda ela feita na Diocese de Caratinga.
 
Conforme informações passadas pela Diocese de Três Lagoas, na manhã de sábado; dom José Moreira sentiu fortes dores e foi levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, onde sofreu várias paradas cardíacas e foi submetido à uma angioplastia, vindo a falecer em decorrência de um infarto fulminante.
(foto: Divulgação)
Pessoas que conviveram com dom Moreira falaram que foi um privilégio trabalhar ao lado de uma pessoa de tamanha riqueza espiritual e que sempre passou lições de simplicidade.
 
Histórico
 
José Moreira Bastos Neto nasceu em Simonésia, em 25 de janeiro de 1953, filho de José Moreira Bastos Filho, já falecido, e de Emília de Paula Bastos, tendo como irmãos Joaquim, também já falecido, Maria de Fátima e Maria Lúcia.
 
Dom Moreira cursou o Ensino Fundamental em Simonésia, nas escolas Padre Miguel e São Simão. Em 1971, foi para o Seminário em Caratinga, onde cursou o 2º grau e os cursos de Filosofia e de Teologia. Na Faculdade de Caratinga (Fafic), cursou História. Em 1977, recebeu o Leitorado e, em 1977, o Acolitato, seguido do Diaconato em 1978.
 
Foi ordenado padre em 28 de outubro de 1979, pela imposição das mãos de dom Hélio Gonçalves Heleno que, naquela data, realizava sua primeira ordenação. A primeira missa celebrada pelo padre José Moreira foi na Igreja Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu.
 
Depois, o sacerdote atuou nas paróquias de Divino, Caratinga (Seminário Nossa Senhora do Rosário), Tarumirim, Santo Antônio do Manhuaçu, Conceição de Ipanema, Chalé, Carangola, Faria Lemos, Entre Folhas, Santa Rita de Minas e de Vilanova (distrito de Manhuaçu).
 
Nomeado bispo da Diocese de Três Lagoas em 7 de janeiro de 2009, teve sua sagração episcopal em 19 de abril e tomou posse em sua Catedral em 3 de maio daquele ano.
Momento marcante: dom José Moreira é recebido pelo Papa Bento XVI (foto: Divulgação)
Foi representante dos presbíteros no Regional Leste II da CNBB, ecônomo do seminário, assistente da Pastoral da Juventude, assistente das Comunidades Eclesiais de Base, representante dos seminários no Regional Leste II e nacional, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho dos Consultores.
 
Manhuacu.com/ com informações do Portal da Diocese de Caratinga













}