Educação lança Pacto para Alfabetização na Idade Certa em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Mais de trezentos profissionais que atuam nas escolas municipais de Manhuaçu participaram da solenidade de lançamento do PNAI 2017/2018 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), na manhã de sexta-feira, 01, na EM Ponte da Aldeia. A Mesa Diretora foi integrada pela Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães Serri; Diretora M. de Educação, Dilma Resende; Coordenadora Regional, Clarice Alves de Almeida Maciel, e Coordenadora Local, Telma Natal da Silva. 
 
Após os pronunciamentos, foi servido um saboroso café da manhã aos participantes, e, em seguida, a programação teve sua continuidade com palestra técnica sobre o pacto. 
 
O PNAIC tem como público-alvo os professores e alunos da rede municipal de Educação. O pacto é um acordo formal, assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades. Busca-se trabalhar os problemas de alfabetização existentes, de modo a corrigi-los para que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
 
Criado em 2012, o Pacto Nacional de Alfabetização é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
 
A proposta do Pacto aos professores que atuam com as crianças da Educação Infantil é a de oferecer formação para que eles possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.
 
A edição do Pacto Nacional de Alfabetização prossegue até junho de 2018 e também atenderá professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. 
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu













}