MANHUACU.COM - Encerramento do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais será nesta quinta em Manhuaçu

Encerramento do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais será nesta quinta em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




A cidade de Manhuaçu irá receber produtores de café de várias regiões do Estado, para o encerramento da 12ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 26/11, na AABB.
 
O concurso foi realizado em três etapas. As inscrições foram feitas nos escritórios da Emater-MG, onde o agricultor entregou as amostras do café. Quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas, participaram com amostras do tipo arábica, nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Os vencedores de cada categoria vão ser conhecidos em Manhuaçu. “O 12º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Minas Gerais recebeu mil e trezentas amostras inscritas em 2015. Todos os produtores finalistas vão estar em Manhuaçu, onde vamos conhecer inicialmente o campeão de cada região” – disse Rômulo Matozinhos, gerente regional da Emater-MG.
 
A programação para o encerramento do concurso está prevista para ser iniciada 8h30 com a recepção dos participantes com festival de produtos “Sabores com Café”. 9h30 está agendada a abertura oficial do evento com a presença de autoridades. Em seguida, às 10h30, a apresentação de uma palestra que será ministrada pelo secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho. “10h20 da manhã vamos começar a premiar os vencedores do 10º Concurso de Qualidade de Cafés das Matas de Minas - Região Manhuaçu. Os vencedores dessa etapa já estão automaticamente na final estadual, que está prevista para iniciar em seguida, 10h45.” – informou Matozinhos.
 
O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo. A coordenação é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Machado e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), e cooperativas de café do Sul do Estado.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu