Energisa dá dicas de como economizar energia no inverno



 

Tamanho da fonte    




O frio chegou mais cedo este ano. No entanto, oficialmente o inverno começou no dia 20 de junho. Nesta época, a atenção deve ser com os equipamentos de alta potência, como chuveiros, que devem ser utilizados de forma consciente.
 
Atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo, inclusive no inverno. Veja as dicas da Energisa em Minas Gerais:
 
- O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Com a temperatura regulada no modo inverno, o gasto pode ser até 30% maior. Você não precisa abrir mão do banho quentinho, mas evite demorar no banho.
 
- Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Assim, você exige menor esforço do motor, gastando menos energia, já que a circulação interna de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia até esfriar os alimentos.
 
- Nos dias mais frios, ajuste o termostato da geladeira para uma potência menor.
 
- Ao usar a lavadora de roupas, acumule a quantidade necessária para usar a capacidade máxima indicada pelo fabricante.
 
- Utilize a máquina de lavar louças somente quando ela já estiver cheia.
 
- Utilize lâmpadas fluorescentes ou LED, que são mais econômicas.
 
- Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
 
- Dê preferência às cores claras para paredes e tetos, pois elas refletem melhor a luminosidade.
 
- Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final, é uma ótima dica de economia.
 
- Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
 
- Evite deixar aparelhos eletrônicos como TV e computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
         
- Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital carregando por períodos longos. Ou seja, só carregue o tempo necessário especificado no manual.
 
Assessoria de Comunicação Energisa













}