Escola Estadual Renato Gusman comemora 27 anos de existência



 

Tamanho da fonte    




Para celebrar com entusiasmo mais um aniversário, a direção da Escola Estadual Renato Gusman, situada no Bairro Bom Jardim, em Manhuaçu, recebeu convidados e ex-alunos na manhã da última sexta-feira (1º). A solenidade teve início com a participação da Banda de Música do 11º BPM com a execução do Hino Nacional Brasileiro e outras músicas, que levaram os alunos ao delírio.

Foi exatamente no ano de 1986, que a comunidade do Bairro Bom Jardim recebia o grande presente, instrumento transformador social e, com a responsabilidade de espalhar conhecimento a centenas e milhares pessoas.

O tempo passou para muitos. Para tantos outros, o início da caminhada é agora, pois, o momento traduzia pura emoção. A diretora da escola, Maria da Penha Knupp, destaca que há sete anos assumiu a coordenação e, com muito zelo vem trabalhando junto à comunidade sobre a importância do educandário, realçando a supremacia da educação no crescimento da cidadania, além de aproximação com as famílias para tornar o espaço da escola um lugar prazeroso para viver e conviver.

Segundo Maria da Penha Knupp, a participação da comunidade tem sido relevante, inclusive, na última assembleia realizada, a presença dos pais foi fator preponderante para a certeza de que o trabalho tem sido satisfatório. Para a diretora, a presença  da família também torna o espaço mais atraente e proveitoso.

Atividades variadas marcaram a data

Além da Banda de Música, apresentações dos alunos, capoeira e música gospel foram atrações importantes para deixar o ambiente mais alegre e aconchegante. Os alunos e professores não esconderam o otimismo, ao perceberem que o momento foi de descontração e de reencontro de ex-alunos, que por ali passaram,deixaram amigos e voltaram para participarem da comemoração dos 27 anos de existência da escola. O cantor Rafael, que forma a dupla "Alex e Rafael" fez questão de atender ao convite da direção da escola. "Estou aqui, revendo o lugar onde aprendi a ser o que sou. Foi aqui que as cortinas e o horizonte se abriram e, isso me conforta por ter colocado em prática o que aprendi com os professores, diretores e com os colegas de sala", disse emocionado.

A Banda de Música do 11º BPM deu um show para os convidados (foto: Eduardo Satil)A diretora Maria da Penha Knupp ressalta que tudo isso retrata que a escola, a direção e os professores estão sempre com a responsabilidade de formar verdadeiros cidadãos, para enfrentarem o mundo. "A gente percebe que, aqueles que passaram por aqui sentem saudade. Por isso que, ao completar 27 anos de existência, a data torna-se singular para todos nós, que somos educadores", ressalta Maria da Penha.

E para fortalecer laços e enriquecer o conhecimento dos alunos, o projeto "super leitores em ação" está em andamento, gincana da paz e, tantos outros que estarão sendo trabalhados, para que os alunos passem a ter gosto pela leitura e fazer jus o lema da Escola Estadual Renato Gusman: "acreditar na educação é espalhar conhecimento e fazer um mundo melhor. Nós acreditamos".

Eduardo Satil