Escolas estaduais do interior de MGs começam a receber placas com os resultados do Ideb



 

Tamanho da fonte    




A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de dar visibilidade aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) terá continuidade neste início de ano. A partir desta sexta-feira (15), escolas estaduais do interior do Estado começam a fixar as placas com os resultados do índice do Governo Federal que avalia a educação básica em todo o Brasil. Em novembro de 2012, as primeiras placas foram instaladas em escolas da região metropolitana de Belo Horizonte e, até o fim deste mês, todas as escolas estaduais que geraram o índice terão suas placas fixadas.

A orientação da Secretaria é de que as placas sejam instaladas em local de fácil visibilidade, na entrada das escolas. A rede estadual mineira é a pioneira no país nessa iniciativa, que objetiva motivar uma política de transparência em relação aos resultados. Até o fim de fevereiro, cerca de três mil escolas, em todo o Estado, terão placas instaladas.

A produção das placas que serão fixadas nas escolas foi feita a partir de uma parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e com o Instituto Minas pela Paz. Foram produzidas 611 placas com resultados do 5º ano, 1.224 placas para escolas que têm resultados do 5º e 9º anos do ensino fundamental e outras 1.142 placas com resultados do 9º ano.

Informações da placa

No Ideb, as escolas são avaliadas ao final de cada ciclo de ensino — no fim dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao fim do ensino médio. O índice, portanto, gera resultados para o 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Como o Ideb não gera resultados por escola no ensino médio, uma vez que a avaliação é aplicada de forma amostral, somente escolas que oferecem o ensino fundamental receberão as placas.

Cada placa traz o índice obtido pela escola no nível de ensino avaliado referente ao ano de 2011, o último no qual o Ideb foi aferido.

Tomando como base uma régua com a escala de 1 a 10, o interessado poderá conferir qual foi o índice obtido pela instituição. Acima da régua, é possível conferir o Ideb médio das redes públicas do município no qual a escola está localizada, além do Ideb da rede estadual mineira naquele nível de ensino.

Opinião

Em novembro de 2012, as primeiras placas com resultados do Ideb foram instaladas em escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa foi bem aceita por pais, professores e alunos dessas escolas, que encaram a placa como uma forma de garantir a transparência dos resultados. A professora do 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual de Melo Viana, do município de Esmeraldas, Ana Carolina Oliveira Teixeira Lopes, aprovou a iniciativa. “Quando há reuniões, mostramos a placa para os pais e falamos sobre o que ela significa. Mostramos também a importância do acompanhamento do aprendizado das crianças”, analisa. Na Melo Viana, o índice do 5º ano foi 6,1 e do 9º ano, 5,3.

Já a diretora da Escola Estadual Professor Antônio José Ribeiro Filho, em Belo Horizonte, Alcione Maria de Oliveira, afirma que o sentimento dos pais é positivo e a placa serve como incentivo para avançar. “Os pais receberam a placa super bem e acreditam que a escola pode melhorar. A nota do 1º ao 5º é considerada boa. Mas a dos anos finais sabemos que precisamos melhorar e a placa é um estímulo para isso, pois os pais e alunos discutem a nota”, afirma. Na escola, o 5º ano ficou com índice 5,9 e o 9º ano obteve índice 3,9.

Resultados na rede

Além da instalação das placas com os resultados do Ideb em todas as escolas estaduais de nível fundamental, os desempenhos das escolas também podem ser consultados pela internet. Está disponível, no site da Secretaria de Estado de Educação, um ambiente virtual no qual o usuário pode consultar os índices obtidos pela escola de seu interesse.

O internauta deve digitar o nome da escola e selecionar a localidade e poderá, então, saber qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. O interessado também poderá verificar também o Ideb da instituição nos últimos três índices (2007, 2009 e 2011) e conhecer o histórico da escola na avaliação. Para acessar os resultados pela internet basta digitar o endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.  
 
 Agência Minas














}