ESF do Bairro Ponte da Aldeia mobiliza famílias em ação comunitária



 

Tamanho da fonte    




Os moradores do  Bairro Ponte da Aldeia participaram ativamente das atividades promovidas pelo ESF do bairro, como forma de realizar trabalho de conscientização  às mulheres, sobre a  prevenção do Câncer de Mama. Durante todo o período de atendimento,as pessoas que compareceram  à unidade saúde  puderam fazer o pedido de mamografia, atendimento médico, glicose e aferição da pressão arterial. Ao lado, uma equipe da Vigilância Ambiental também esteve participando, passando informações sobre os casos de doenças, como a Dengue. Também uma amostra de vetores, animais que provocam picadas foram  expostos, para despertar o interesse dos participantes.
 
A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, atualmente difundida em diversos lugares, e tem ganhado a adesão de toda a sociedade. Para motivar a participação da família, a equipe do ESF também realizou em espaço aberto, ações alusivas ao dia das crianças. Pula-pula, corrida de saco, bola  na boca do palhaço ,além de distribuição de guloisemas para  as crianças ficarem bem à vontade.
 
A Secretária Municipal de Saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales esteve no ESF, acompanhada da prefeita Cici Magalhães e da coordenadora dos ESFs e Atenção Primária à Saúde,  Marizy  Vasconcelos. Cici Magalhães ficou maravilhada, ao conversar com as pessoas ali presentes,  receber os cumprimentos  e tomar conhecimento da atuação e o desempenho da equipe do ESF do Bairro Ponte da Aldeia, que atende mais de 3.500 pessoas. Disse ainda,que a iniciativa foi plausível por parte de todos que envolveram na ação e  mobilização de toda a comunidade. " A motivação da coordenadora,dos agentes comunitários e Endemias é algo imprescindível.Isso faz a diferença",disse Cici Magalhães.
 
Para a Secretária  Municipal de Saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales, a equipe do ESF Ponte da Aldeia demonstrou  entusiasmo desde o início.De acordo com a Secretária, todo o esforço tem valido a pena, para o sucesso do trabalho. " A gente percebe a empolgação dos profissionais, que abraçaram a causa com determinação. Isso demonstra o carinho e a responsabilidade de cada profissional", observou Dra. Karina Gama dos Santos Sales.
 
A enfermeira chefe do ESF do Bairro Ponte da Aldeia, Carla Mendes Queiroz Silva, disse que  o resultado valeu a  pena pelo dia especial,que serviu para orientar a importância do preventivo sobre o câncer de mama. Para Carla Queiroz, o trabalho de equipe foi fundamental para o sucesso. "A participação de todos os moradores,colaboradores e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde também foi importantíssimo. Nosso trabalho só avançará  com a participação de todos",disse Carla Mendes Queiroz Silva.
 
Assessoria de Comunicação













}