MANHUACU.COM - Estrutura do Simpósio de Cafeicultura é montada

Estrutura do Simpósio de Cafeicultura é montada



 

Tamanho da fonte    




Começou a montagem da estrutura do 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, que acontece em Manhuaçu de 21 a 23 de março.
 
Cinquenta empresas apresentam seus produtos e novidades para o setor numa feira de negócios paralela a palestras e minicursos na quarta, 21/03, e quinta-feira, enquanto o dia de campo em Laranja da Terra (zona rural de Iúna-ES) encerra a programação, na sexta-feira, dia 23.
 
A montagem da estrutura para o Simpósio de Cafeicultura começou no início da semana, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. Segundo o presidente da ACIAM, Silvério Afonso, o auditório receberá melhorias: “Temos procurado dar um conforto maior para os participantes e para as empresas que apoiam o evento. A novidade é que estamos fazendo alterações no posicionamento dos estandes e corredores para valorizar a circulação por todo o espaço do evento”.
 
A maior parte dos estandes já foi comercializada pela associação. A expectativa é oferecer produtos para os cafeicultores com taxas diferenciadas e outras vantagens, como descontos, durante os dias do Simpósio de Cafeicultura
 
De acordo com o dirigente, a procura tem sido muito grande por parte dos cafeicultores também. “Há uma quantidade boa de inscrições antecipadas e temos uma expectativa de um público expressivo. A programação reúne no total dez palestras e quatro minicursos durante os dois dias. Ao mesmo tempo teremos uma feira comercial com espaço para empresas de Manhuaçu e região expondo produtos e novidades para a agricultura. Enfim, o agronegócio do café estará centralizado nesse evento”, considera.
 
A abertura do Simpósio de Cafeicultura será na quarta, dia 21, às 09 horas. A expectativa é da presença de lideranças do setor cafeeiro e autoridades da região.
 
De acordo com Silvério Afonso Júnior, o simpósio projeta a cafeicultura regional. “A realização desse evento, apesar de todo o trabalho, é compensadora para todos os cafeicultores. Vivemos da cafeicultura e precisamos promover a região das Matas de Minas. Torná-la conhecida no mundo todo pelo agronegócio café”.
 
Programação
 
Nesta edição haverá palestra sobre juventude rural e novas tecnologias a serviço da gestão de propriedades; perspectivas do mercado de café na safra 2018/19; inovação tecnológica como propulsora das regiões produtoras de cafés diferenciados; selo de rastreabilidade das Matas de Minas; e informações do que o mercado externo espera dos cafés brasileiros.
 
Também haverá o 3º Encontro de Mulheres Cafeicultoras, com palestra da ex-vice-presidente da Aliança Internacional das Mulheres Cafeicultoras, empreendedora e jornalista Josiane Macieira Cotrim.
 
Na parte técnica, acontecerão palestras e minicursos sobre controle biológico na cultura de café; interferência da secagem na qualidade do café; análise de solo e foliar: ferramentas para economia de recursos; práticas conservacionistas de solo e água e o cultivo de culturas consorciadas com o café.
 
O encerramento será com um dia de campo na Fazenda Esperança, na região da comunidade de Laranja da Terra, na área do município de Iúna, no Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais, no dia 23, às 08 horas.
 
O evento tem inscrições gratuitas para cafeicultores e seus familiares.
 
Serviço:
 
22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
 
21 a 23 de Março
 
Local: Parque de Exposições da Ponte da Aldeia – km 38 – BR-262 – Manhuaçu (MG)
 













}