Etapa do Campeonato Brasileiro e Mineiro de Tiro Esportivo é realizada em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Manhuaçu sediou, neste final de semana, a 1° Etapa do Campeonato Brasileiro e Campeonato Mineiro de Tiro Esportivo por meio do Clube de Tiro Guardiões do Caparaó que é homologado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
 
Manhuaçu é o polo regional de atletas tiro esportivo do Leste de Minas, sendo a única cidade que possui o stand de tiros homologado apto a realizar essa etapa. Vários atiradores da cidade conquistaram pódio nos Campeonatos Mineiro e Brasileiro deste final de semana com destaque para a Brenda, de apenas 12 anos que ficou em 2° lugar do Brasileiro na Categoria Juvenil.
 
A cidade recebeu atiradores da região como Tombos, Caratinga, Durandé e Ponte Nova.
 
A Prefeitura de Manhuaçu junto a Secretária de Esportes apoiaram o evento que vem crescendo no nosso município. O Secretário de Esportes Jânio Garcia ressaltou a importância de sediar a etapa de um evento nacional: “É muito importante um evento desse porte que leva o nome de Manhuaçu para todo estado e também para o Brasil. Para a cidade descobrir novos talentos e incentivar esse crescimento é uma grande oportunidade”.
 
Junto com a etapa do Campeonato Brasileiro acontece o projeto de Tiro Esportivo Adaptado de Alto Rendimento (TEAR), onde é inserido atletas com deficiências físicas, cadeirantes e amputados. O clube também é confederado na Confederação Brasileira Paralímpica e apto a participar da Copa Brasil de Paralímpicos.
 
Benefícios do esporte
 
O primeiro beneficio é a disciplina, principalmente o desenvolvimento do corpo e da mente, o tiro esportivo de precisão demanda muita concentração, preparo físico e mental. Também é praticado para o alívio de estresse, aprimoramento do controle emocional, equilíbrio e até o preparo físico para o dia a dia. O esporte é totalmente seguro, já que os atiradores são preparados tecnicamente e psicologicamente para o envolvimento com armas frisando como objetivo atingir os alvos, prática essa realizada em lugar afastado e totalmente seguro.
 
Qualquer pessoa pode participar, a partir de 12 anos de idade com autorização e presença dos pais e até mesmo pessoas idosas, são classificados por idade e por gênero. As armas utilizadas são Carabina de Ar Comprimido e Pistola de Ar Comprimido, popularmente conhecidas como “arma de chumbinho”. A competição é aberta ao público em geral, onde reúne vários atiradores de toda região.
 
Classificações e Podium
 
Campeonato Mineiro
 
Carabina Mira Aberta de Ar
Classe B
1° Lugar: Alessandro Trevizano
 
Classe C
1° Lugar: Augusto Feitosa
2° Lugar: Hélio Bertolace
 
Pistola de Ar
3° Lugar: Wilson Moura
 
Campeonato Brasileiro
 
Carabina Mira Aberta de Ar
Classe B
1° Lugar: Alessandro Trevizano
3° Lugar: Wilson Moura
 
Classe C
3° Lugar: Hélio Bertolace
 
Junior Feminino
2° Lugar: Eduarda Bertolace (16 anos)
 
Juvenil Feminino
2° Lugar: Brenda Pereira (12 anos)
 
Carabina Mira Aberta de Ar – Paratleta
2° Lugar: Augusto Feitosa
 
Os demais atiradores se classificaram entre os dez melhores do Estado e entre os vinte melhores do país.
 
Assessoria de Comunicação
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656