Exposição de Cavalos Campolina foi sucesso em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Entre os dias 27 e 30 de junho, aconteceu em Manhuaçu a Exposição Especializada em Cavalos Campolina. A Exposição contou com o apoio do Governo municipal, por meio da Secretaria municipal de Agricultura, Industria e Comércio de Manhuaçu, com empenho direto do secretário da pasta, Eduardo Cotrim Heringer.A comissão organizadorafoi liderada pelomédico cardiologista e criador de cavalos Campolina Luis Claudio Mendes Valle, por meio do Núcleo de Criadores de Cavalos Campolina da Zona da Mata.

O evento teve abrangência nacional com a participação de criadores de vários Estados.Dequinta-feira a sábado os criadores de cavalos da raça Campolina desfilaram com os animais pelo parque de exposições e no domingo aconteceu o grande concurso demarchas das várias raças.

O parque de exposições da Ponte da Aldeia passou por uma ampla reforma para receber o evento. Foi um trabalho árduo, com a reconstrução das baias, troca da iluminação, os banheiros foram reformados e foi criado um local para embarque e desembarque de animais. “A intenção é que, além de shows, o parque também receba outros eventosagropecuários” – pontuou Nailton Heringer, prefeito de Manhuaçu.

Segundo Luiz Claudio o evento foi um sucesso, a intenção é torná-lo tradicional na cidade visto que mais de trinta criadores da raça participaram da exposição vindos de todo o país. “O evento tem tudo para crescer e tem o apoio do prefeito Nailton Heringer para que isso aconteça” – destacou Valle.

Cavalos Campolina na Região

A raça Campolina veio para região por meio de Cassiano Antonio Campolina,criador da raça, de Entre Rios de Minas. “Cassiano buscava o cavalo ideal de sela e marcha picada,para atingir seu objetivo, o criador cruzou a raça Andaluz e Anglo-normandos” –conta Danton Sahid, estudante de medicina veterinária. Com isso a raça chegou a Manhuaçu, com os primeiros criadores da cidade, Sergio Esteves, Fernando Lopes, Eduardo Xavier e Evandro Arestrupe. A história desse cavalo continua com osamantes da raça, organizados pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Campolina da Zona da Mata.

O cavalo Campolina contribuiu muito para a equideoculturana região. A raça é dócil ideal para trabalho no campo, esporte, cavalgada e equoterapia.

Dentro da exposição do Campolina, aconteceu também a competição de outras raças, no domingo, na intenção de deixar o evento mais eclético, mostrando que a paixão verdadeira é pelo cavalo e não só pela raça. “Na região, é muito comum a raça mangalarga então estamos aqui reunindo os públicos, apreciadores de todas as raças para promover essa confraternização que traz um movimento maravilhoso para a região” – destacou Luiz Claudio.

Cerca de R$ 25 mil foram oferecidos em premiação (foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura)Clínica Veterinária Especial

Na Exposição, estiveram centenas de cavalos e para que esses animais recebessem pronto atendimento oevento contou com uma clinica veterinária dentro parque. O responsável pela clinica foi o médico Bruno Andrada, que é professor na faculdade em Matipó. “Quando você traz um animal para um ambiente de extrema tensão e quando se tem alteração, tanto da alimentação quanto dos seus horários, a saúde dos cavalos pode ficar debilitada podendo impossibilitá-lo até mesmo de andar” – destacou o veterinário.

Thiago Braga, um dos organizadores do evento, elogiou o apoio da prefeitura que a todo tempo esteve pronta para ajudar no que foi preciso.

AletheiaMenks

Melhores Expositores

1ª Francisco Anízio Gardingo, Fazenda Barra Alegre, Matipó/MG

2ª Eustáquio Soares Maia Haras Repol - Conselheiro Lafaiete/MG

3ª Agropecuária Hibipeba, Fazenda Hibipeba, São Sebastião do Alto/RJ

4ª Reinaldo Monteiro, Haras São Judas Tadeu, Cantagalo/RJ

5ª Vera Regina Aché Annechino, Haras Mandala, Petrópolis/RJ

6ª Jair da Fonseca Pinto Júnior, Haras Barraca, Barbacena/MG

7ª Luis Cláudio Mendes Valle, Fazenda Ares dos Valle, Reduto/MG

8ª Demétrio Araújo da Rocha, Rancho Rocha Negra, Cantagalo/RJ

9ª José Mauro Moreira Couto, Fazenda das Plumas, Rio Casca/MG

10ª Ronaldo Gesualdi Mesquita, Rancho da Elba, Campos/RJ

Assessoria de Comunicação Prefeitura