Exposição do Mangalarga Marchador é sucesso em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, apoiou a segunda edição da Exposição de Cavalos Mangalarga Marchador. O evento é organizado pelo Núcleo Mangalarga Marchador Pico da Bandeira e, do dia 24 até este domingo, 27/09, animais de altíssimo nível desfilaram no Parque de Exposições Ponte da Aldeia. Os cavalos concorreram em diversas categorias em um campeonato de marcha. O prefeito Nailton Heringer prestigiou.
 
Competidores de toda região e inclusive de fora do estado estiveram presentes na exposição. O alto nível dos animais exibidos foi o comentário do evento. "Estava conversando com uma pessoa aqui de Manhuaçu que a exposição teve um nível excelente. Eu estou muito feliz com minha participação aqui" - disse Denis Gonçalves, que veio do município de Natividade, interior do estado do Rio de Janeiro, trazendo cavalos de seu aras. 
 
Quando questionado sobre o que motiva um criador de cavalos a investir no mangalarga marchador, Gonçalves responde sem titubear. "A paixão! É claro que é uma atividade econômica importante, poucos sabem que o cavalo é um dos maiores empregadores de mão de obra do Brasil. Mas, essencialmente, o que nos motiva é a paixão" - expressa. "E um evento como esse nos dá oportunidade de saber se o que temos feito está correto, comparando com os outros aqui. Além do espírito competitivo e comercial que existe em nós. Ao trazer um animal para um mercado importante como é Manhuaçu, você está mostrando seu trabalho e eventualmente comercializando alguma coisa" - pondera o criador. 
 
"Muita genética, muitos criadores que estão há anos nesse mercado, o apoio da prefeitura, a sociedade aqui presente. Enfim, foi um sucesso" - resume Emerson Pereira, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador Pico da Bandeira. "Quero agradecer a todos que estiveram conosco nos apoiando. Isso ajuda muito a região, ajuda a aproveitar as partes ociosas das nossas propriedades, tornando esse negócio uma segunda opção, e quem sabe até uma primeira de renda" - diz Pereira ao ressaltar a importância do mercado de cavalos para o país, haja vista que, segundo ele, emprega hoje mais mão de obra do que a indústria automobilística, por exemplo. "Hoje não se trata mais um hobbie, mas o negócio está agregado também. Estamos felizes por poder fomentar isso na nossa região" - alegrou-se.
 
O prefeito Nailton Heringer ressaltou a vocação existente na região de Manhuaçu para o agronegócio. "O nosso governo tem se pautado em estimulá-lo. E precisamos resgatar essa área da criação de cavalos,, que esteve muito esquecida em gestões anteriores, porque é bom para o turismo, é bom para o negócio, e quando mostrada, gera oportunidades" - analisa o chefe do Executivo. "Ouvir de criadores de altíssimo nível que há qualidade na nossa região é muito bom, isso honra a gente. Quero parabenizar todos os organizadores, todos os envolvidos na promoção desse evento" - finaliza Heringer.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
O secretário de Agricultura de Manhuaçu, Sandro Tavares, também reconhece o trabalho de todos os envolvidos. "Sem dúvida foi um sucesso, a exposição já se
tornou uma tradição no município. Queremos parabenizar os organizadores pelo empenho. E nós do Governo de Manhuaçu, o prefeito Nailton, sempre fazemos questão de apoiar eventos como esse" - enaltece o secretário. "Tivemos aqui animais de alta qualidade, e a cada ano que passa eu acredito que a tendência é melhorar porque há investimento" - analisa Tavares.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu