Farmácia Popular passa a distribuir dois novos medicamentos do SUS



 

Tamanho da fonte    




Dois novos medicamentos, oferecidos na cesta do SUS gratuitamente aos pacientes, podem ser encontrados agora também na Farmácia Popular do Brasil, que é mantida pela Prefeitura de Manhuaçu em parceria com o Governo Federal. São eles o Omeprazol 20Mg destinado a pacientes com problemas gástricos e o Sinvastatina de 10 e 40Mgpara o controle de colesterol. Esses dois medicamentos são somente para pacientes do SUS com receita médica.
 
Segundo a farmacêutica e gerente da unidade da Farmácia Popular do Brasil, Juliana Sala Mariani Leitão, para ter acesso aos medicamentos basta a pessoa comparecer à Farmácia Popular com a receita médica e documentos, além do cartão SUS. “O próprio paciente tem que buscar o medicamento. Caso não possa e preciso preencher uma procuração para outra pessoa, cujo modelo é fornecido na farmácia para ser preenchido”,- lembra Juliana.
 
Atendimento
 
Para atendimento aos pacientes, a Farmácia Popular do Brasil,localizada à rRua Olímpio Vargas, 213, no cCentro, possuiu um total de 09 nove funcionários, incluindo dois farmacêuticos, um assistente de gestão, quatro auxiliares de gestão e um auxiliar de serviços gerais. O funcionamento acontece de segunda aà sexta feira, de 08 às 18h e aos sábados de 08 ao meio dia. “O horário diferenciado mais extenso visa dar mais facilidade e melhor acesso à população, além de um ambiente confortável e com bom atendimento”,- destacou a gerente.
 
O pPrograma Farmácia Popular, que existe já a sete anos em Manhuaçu, foi criado com o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar. Os medicamentos satisfazem às necessidades de saúde prioritárias e atendem cerca de 80 por cento das doenças com maior incidência na população. O atendimento é personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados.
 
A lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Popular tem mais de 100 cem produtos, sendo alguns de distribuição gratuita para hipertensão, diabetes e asma, e outros medicamentos com custo até 90 por cento mais barato em relação ao preço de mercado. A maioria dos medicamentos é de distribuição exclusiva na Farmácia Popular e alguns trabalhados também na rede “Aqui tem Farmácia Popular”, nos estabelecimentos comerciais credenciados. Para aquisição é necessária a receita médica ou odontológica e documentos como Carteira de Identidade, CPF e Cartão do SUS.
 
Segundo a gerente Juliana Sala Mariani, a procura pela Farmácia Popular vem crescendo gradativamente nos últimos anos. “Ainda falta muito conhecimento da população em relação a farmáciamas a procura está aumentando bastante”,- destacou Juliana lembrando que todos os medicamentos são fornecidos pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, disponibilizados de acordo com a demanda no município. Na Farmácia Popular fica disponível um folder com a lista completa dos medicamentos distribuídos para orientação aos usuários.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}