Festa junina: Dicas para um arraial com segurança



 

Tamanho da fonte    




É junho! Tempo de festas juninas. Para que todos brinquem com segurança, sem colocar a vida em risco, a Energisa em Minas Gerais preparou uma série de dicas importantes para você para você curtir a festa com segurança:
 
Não fixe adereços como bandeirinhas nos postes; não amarre fios, cabos ou enfeites na fiação elétrica; não brinque com fogos de artifício, principalmente as crianças. Somente os adultos devem manuseá-los. Mas fiquem atentos às orientações: os fogos podem provocar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a localidade; não faça fogueiras debaixo da rede elétrica. O fogo ou o calor em excesso pode danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia; não solte balões. Além de ser crime, eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas; barracas, palanques e palcos devem ser instalados com distância mínima de 2m em relação à rede elétrica e não pode ficar sob a rede elétrica; utilize materiais isolantes, eles minimizam os riscos de curto-circuito; mantenha sempre a distância de segurança de, no mínimo, dois metros abaixo ou lateralmente às redes elétricas, principalmente quando for manusear peças e vergalhões, por exemplo; não faça ligações clandestinas. O risco de acidente é grande e pode ser fatal; não sobrecarregue equipamentos em uma mesma tomada, pois há risco de curto-circuito.
 
É fundamental ficar atento às regras de segurança, para garantir a diversão e evitar riscos de descarga elétrica, que provocam choques. Por isso, não utilize materiais condutores de energia, não se aproxime da rede elétrica e procure uma pessoa habilitada para fazer as ligações. Em caso de fios no chão, isole o local e ligue para a Energisa.
 
Lembre-se: a Energisa está sempre disponível para atendê-lo. Pelo telefone 0800 032 0196, pelo site www.energisa.com.br ou nas redes sociais: facebook /energisa e twitter @energisa.
 
Assessoria de Comunicação Energisa