Governo de Manhuaçu inaugura três novas Unidades de Saúde Bucal



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde inaugura ainda este mês, três novas unidades de saúde bucal no município. Iniciativa visa disponibilizar à população o acesso mais facilitado aos serviços de atendimento odontológico.
 
A primeira inauguração está prevista para esta quinta-feira, 23/07, da Unidade de Saúde Bucal na sede do Distrito de Vilanova. A solenidade está programada para as seis horas da tarde na sede do posto de saúde da localidade.
 
Outra unidade de saúde bucal pronta para iniciar atendimento à população, está com a inauguração marcada para sexta-feira, 24, em Dom Correia. A cerimonia também começa às seis horas da tarde na unidade de saúde da sede do distrito. Na próxima semana, sexta-feira, 31, às seis horas da tarde, será realizada cerimônia de inauguração oficial da unidade de saúde bucal do Bairro Engenho da Serra, que já está atendendo a população.
 
Atendimento Ampliado
 
As inaugurações fazem parte do processo de ampliação e universalização do atendimento na saúde bucal, implementado a partir de 2013, chamado “Brasil Sorridente”. Em Manhuaçu, a política de atenção ao atendimento de zero a quatorze anos, na faixa escolar está sendo substituída, e o atendimento garantido para toda a comunidade.
 
Para o secretário de Saúde, José Rafael Oliveira, o objetivo é, dentro da possibilidade de recursos, ampliar o atendimento a toda a comunidade. As mudanças já atingiram os bairros Petrina e Nossa Senhora Aparecida, além do Engenho da Serra e agora os serviços em Vilanova e Dom Correa. Em São Pedro do Avaí, Ponte do Silva e Sacramento os serviços também já estão funcionando.
 
O grande desafio do Governo Municipal é ampliar o atendimento odontológico universal. De 2003 até 2012, foram implantados apenas três equipes de saúde bucal e o Governo do Prefeito Nailton Heringer, a partir de 2013, conseguiu colocar em funcionamento cinco equipes até agora.
 
Equipes cobrem todo o município
 
A estrutura do serviço odontológico em Manhuaçu conta hoje com uma equipe de 42 profissionais, incluindo auxiliares e dentistas. Somente na cidade são 15 dentistas especializados em endodontia, cirurgia e traumatologia.
 
Nos ESFs – Estratégia de Saúde da Família – nos bairros e distritos, o atendimento é dirigido a toda a população. Nas sedes dos distritos as equipes realizam também o trabalho preventivo nas escolas. Em Manhuaçu, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo SUS) é feito atendimento a crianças e adolescentes até 14 anos e ainda emergências e cirurgias protéticas.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Além do atendimento para tratamento e urgências o serviço de saúde bucal do município também realiza o trabalho preventivo. Uma equipe, composta por um dentista e dois auxiliares percorre as escolas da rede estadual e municipal, inclusive da zona rural para a realização do trabalho. Nas sedes dos distritos o trabalho é feito pelas equipes de saúde bucal dos ESFs.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}