MANHUACU.COM - Governo de Minas vai apoiar conclusão do novo prédio do HCL

Governo de Minas vai apoiar conclusão do novo prédio do HCL



 

Tamanho da fonte    




O Hospital César Leite receberá recursos do Governo de Minas Gerais para concluir a construção do prédio do Centro de Especialidades Médicas. A estrutura de concreto do anexo de dez andares está parada há cerca de dois anos. A notícia do aporte de investimentos foi divulgada pelo Deputado João Magalhães, responsável pelo entendimento junto ao Governador Fernando Pimentel e o Secretário de Estado de Saúde Fausto Pereira dos Santos.
 
De acordo com João Magalhães é uma preocupação grande do estado de Minas Gerais com a melhoria da saúde da região. “O Hospital César Leite atualmente não consegue atender, sem ampliar a estrutura, toda a demanda regional.Desde que o Governador Fernando Pimentel esteve em Manhuaçu, ele assumiu o compromisso de fazer um grande investimento na saúde e isso foi priorizado no Fórum Regional do Território do Caparaó que é a conclusão das obras do novo prédio anexo do Hospital César Leite”.
 
De acordo com João Magalhães, esse processo vem acontecendo com o trabalho do Provedor Sebastião Onofre Carvalho desde o ano passado. “Em dezembro, estive com o Secretário Fausto Pereira e diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Danilo Borges Matias para discutirmos esse projeto. Traçamos algumas estratégias para buscar o investimento e promover as obras. Depois disso, o Dr. Sebastião Onofre apresentou os projetos aprovados e a equipe técnica dele mostrou como poderia ser executada a obra”, detalhou.
 
Reunião Técnica
 
A etapa mais recente dessa ação foi uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde com toda a equipe da rede hospitalar de Minas Gerais. Além do deputado João Magalhães, participaram o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, a diretora administrativa Ana Lígia Garcia, o diretor técnico Dr. Luís Carlos Lemos Prata e a diretora da Gerência Regional de Saúde Cici Magalhães, a superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Ana Augusta Coutinho e o diretor de Políticas e Gestão Hospitalar, Danilo Borges Matias.
 
“A equipe técnica da Secretaria de Saúde vem avaliar o prédio ainda neste mês. Todos os projetos já foram aprovados pelo Setor de Vigilância Sanitária Estadual. A primeira parte será o acabamento externo do prédio e no primeiro andar ficará a recepção, administração e a hemodiálise do HCL. É uma obra de longo prazo, mas vamos ter os dez andares prontos gradativamente, implantando os novos serviços para a população”, antecipou João Magalhães.
 
O Provedor Sebastião Onofre Carvalho pontuou que as conversas acontecem desde o ano passado e o Governo de Minas entendeu que deveria retomar as obras de maneira paulatina, por andares. "O Deputado João Magalhães tem ajudado muito ao Hospital César Leite e viabilizou essa reunião com a equipe técnica depois do encontro com o Secretário de Estado de Saúde. Eu fiquei muito satisfeito e tudo indica que agora receberemos o apoio do Estado para construirmos os três primeiros andares. Esperamos incluir as obras no desembolso financeiro do orçamento de 2016 do Estado", ressaltou Sebastião Onofre.
 
Referência
 
O Hospital César Leite é uma referência em gestão, organizado e sem dívidas. A atual diretoria conseguiu investir quase 6 milhões na primeira fase da construção do anexo, comprando o terreno e erguendo toda a estrutura de concreto de dez andares. “Sentimos por parte do Estado o reconhecimento desse trabalho. Manhuaçu por ser uma cidade polo tem carência desses investimentos e vejo que o Governador Fernando Pimentel tem boa vontade de nos ajudar a acabar com esse gargalo na saúde regional”, afirma João Magalhães.
 
Segundo João Magalhães, a equipe técnica tem informações dos altos custos de deslocamentos e procedimentos de alta complexidade que poderiam ser realizados. “A cidade tem uma Faculdade de Medicina, possui um residência médica no hospital que é elogiado pela Secretaria de Estado de Saúde e possuiu um prédio que só precisa ser concluído. Temos tudo para ser referência de atendimento regional de alta complexidade, mas faltou investimentos do Governo de Estado no passado. Agora temos que retomar isso. Corrigir esses gargalos e evitar que nossos pacientes sejam transferidos para outras cidades”.
 
Para o Provedor Sebastião Onofre ficou claro que investimento na região é no Hospital César Leite. "Nossa gestão é reconhecida pela eficiência na administração dos recursos e sempre estamos recorrendo ao Estado para investimentos novos e não para ficar pagando dívidas. A obra aqui tem um impacto de prestação de serviços muito grande, colocando mais funcionários, ampliando as condições de trabalho e permitindo que novos serviços de saúde sejam realizados em Manhuaçu", garantiu.
 
Além dos investimentos na estrutura do novo anexo, o deputado João Magalhães confirmou que na reunião foi anunciado que Manhuaçu irá receber em torno de 1,4 milhão de reais para equipamentos e manutenção da UTI Neonatal. “Em curto prazo, acredito que será realmente concluída e colocada em funcionamento para amparar a população da região”, finalizou o parlamentar.
(foto: Assessoria de Imprensa)
 
(foto: Assessoria de Imprensa)
 
Assessoria de Imprensa