I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde é realizada em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Com o tema ‘Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade’, a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde foi realizada na manhã do último domingo, 09/07. A Prefeita Cici Magalhães participou da solenidade, organizada no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, da Câmara Municipal.
 
Promovida pelo Conselho e Secretaria M. de Saúde, a conferência é importante instrumento para a sociedade apresentar suas demandas e reivindicar melhorias. Também presentes, as Secretárias M. de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales; Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, e de Educação, Luizaura Januário; Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho; Presidente do Conselho M. de Saúde, Nelson de Abreu, Diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte; Coordenadoras de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, Vigilância Sanitária, Maria Lúcia Gomes Dutra Rocha, e de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales;Coordenador do setor de Vigilância em Saúde da GRS/ Manhumirim (Gerência Regional de Saúde), Juliano Estanislau; conselheiros, equipe da Secretaria, representantes da GRS/ Manhumirim (Gerência Regional de Saúde) e de diversos segmentos sociais. 
 
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi apresentada palestra magna com o tema ‘Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro’. Também foram organizados quatro eixos temáticos distintos evidenciando ‘O lugar da Vigilância em Saúde no SUS’, ‘Responsabilidade do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde’, ‘Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde’ e ‘Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em Saúde’. 
 
O encontro foi proveitoso, com momentos de debate, trabalhos em grupos para o levantamento de propostas, eleição dos delegados e a plenária final, às 13h.
 
Delegados eleitos
 
Para a Conferência Estadual de Saúde, foram eleitos os seguintes delegados: Jadir Nunes, Gleisa Otoni Dutra, Altamir João da Silva e Eleonora Maira Moreira (titulares e suplentes, respectivamente, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS). Carlos Fernando Muniz e William Lima de Freitas (titular e suplente, representantes dos Trabalhadores em Saúde). Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte e Sérgio Rabelo Mariano (titular e suplente, respectivamente, representantes dos Prestadores de Serviço e Governo Municipal).
 
No próximo dia 05 de Agosto será realizada a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, com o tema “SUS Manhuaçu: Acesso, Qualidade de Cidadania”, no Centro Pastoral Bom Pastor, no bairro Matinha.
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu













}