IBGE inicia Pesquisa Nacional de Saúde



 

Tamanho da fonte    




O IBGE, em conjunto com o Ministério da Saúde e com a coordenação técnica da Fiocruz, iniciou a coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - PNS. Até novembro, cerca de 1.000 entrevistadores visitarão 80 mil domicílios em 1.600 municípios em todo o país, para conhecer a saúde e o estilo de vida da população.
 
“Em nossa região, a Agência do IBGE em Manhuaçu fará as entrevistas nos municípios de Alto Jequitibá, Manhuaçu, Manhumirim e Simonésia. Alertamos sempre que os moradores devem solicitar do técnico do IBGE sua identificação para própria segurança”, ressalta Rafael Moreira, gerente da Agência do IBGE em Manhuaçu.
 
Rafael Moreia explica que todos os entrevistadores do IBGE deverão, obrigatoriamente, portar o crachá de identificação, documento de identidade e o material de coleta da Pesquisa. “A identificação do entrevistador poderá ser confirmada pelo telefone central do IBGE, 0800 721 818, ou por nossa Agência, no telefone 33 3331-1358”, informa o gerente.
 
Conforme o gerente, o IBGE nunca pede dos entrevistados informações bancárias, documentos ou faz qualquer tipo de venda ou comércio.  “O técnico do IBGE apenas preenche um questionário digital, onde insere as informações das famílias visitadas”.
 
Duas etapas
 
A Pesquisa é feita em duas etapas. Na primeira, é preenchido o questionário que vai captar informações de todos os moradores dos domicílios visitados. Logo após, o próprio sistema de entrevista escolherá, aleatoriamente, um morador maior de 18 anos para ter suas medidas, peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial aferidas. Dentre estes moradores selecionados aleatoriamente, 25% serão convidados a comparecerem a um Laboratório de Análises Clínicas para fazer exames de sangue e urina gratuitamente. “Obviamente, o morador terá que dar seu expresso consentimento para realização destes exames e receberá os resultados em sua residência” explica Rafael Moreira, acrescentando que de posse dessas informações, “será possível conhecer a realidade da saúde do povo brasileiro e possibilitará ao Governo e diversas entidades, traçar planos e metas para as esperadas melhorias nessa importantíssima área”.
 
A Agência do IBGE em Manhuaçu está de portas abertas para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Ela esta situada à Rua Professor Manoel do Carmo, 115 - sala 07. O telefone da Agência é (33) 3331-1358.
 
Manhuacu.com













}