MANHUACU.COM - Implantação de caixas de contenção continua em Manhuaçu

Implantação de caixas de contenção continua em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras, segue com a implantação das caixas de contenção de águas pluviais em estradas da zona rural do município. A finalidade é a de conservar a manutenção das estradas, além de promover a preservação de nascentes. As caixas retêm águas das chuvas, fazendo com que elas permaneçam no solo, evitando assim, que elas provoquem erosões, enxurradas e até mesmo enchentes. Cerca três mil caixas já foram feitas em diversos distritos e córregos manhuaçuenses.
 
“É um projeto que tem dado muito certo. Hoje nós já atendemos distritos como Sacramento, Dom Corrêa, Santo Amaro, Palmeiras, Vilanova etc. Nós vamos não só fazer, mas dar manutenção nessas caixas” – afirma a engenheira agrônoma da secretaria de Obras, Brenda Pereira. “Até novembro passado, tínhamos em torno de 2,2 mil caixas prontas. 70% delas estão com manutenção em dia. E cerca de oitocentas caixas já foram feitas, desde novembro até hoje. Esperamos, até o fim do ano, contemplar 80% das estradas rurais do município. Hoje, 60% já foram contemplados” – diz a engenheira.
 
Os reflexos de ações como esta podem ser sentidos não apenas na zona rural, conforme lembra Brenda Pereira. “Estamos nos aproximando da safra de café e o fluxo na estrada rural é muito grande. E a economia do município gira em torno do café. Ou seja, mantendo essas estradas bem conservadas, beneficiamos não só a zona rural, mas o centro urbano também” – disse.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Ao construir as caixas de contenção, a secretaria realiza ainda todo trabalho de drenagem, nivelamento, alargamento e limpeza das estradas, conforme a demanda do local. As caixas são projetadas de modo a evitar acidentes ou rompimentos. A iniciativa preserva o meio ambiente e traz qualidade de vida à população rural de Manhuaçu. 
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria Municipal de Comunicação Social