Luisburgo é referência em conservação do meio ambiente e das estradas



 

Tamanho da fonte    




Uma comitiva com representeastes das cidades de Vieiras e Miradouro visitou Luisburgo no intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela administração municipal, na utilização e conservação das caixas de contensão e compensação na usina de triagem e compostagem de lixo. Estiveram na cidade Marco Aurélio dos Santos Silva, vice Prefeito de Miradouro, Fabrício Coelho de Oliveira, assessor Técnicodo mesmo município, Luiz Carlos de Carvalho, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Marcos da Silva Pereira, secretário de Obras, ambos do município de Vieiras. Eles foram acompanhados pelo secretário de obras Amintas Borel, o encarregado de obras Márcio Jose Damasceno, a bióloga Luziana Portilho, Cláudio encarregado da usina de lixo, todos de Luisburgo. Renato Gomes do Instituto Estadual de Flores-IEF coordenou a visita técnica.
 
A primeira parada foi na usina de triagem e compostagem de lixo. Lá a comitiva pode conhecer um projeto que deu muito certo. É o reflorestamento de locais onde foram feitas valas para soterramento dos rejeitos não aproveitados no processo de beneficiamento do lixo. “Desenvolvemos um grande projeto ambiental na usina e uma das iniciativas é o reflorestamento desses terrenos que já foram utilizados para descarte e estavam inutilizados. Com a ajuda das equipes da secretaria de obras, transportes e da usina, plantamos mudas de árvores nativas. Isso despertou a atenção das cidades de Vieiras e Miradouro, que tem mandado representantes à Luisburgo para estudar esse modelo para introduzir nos seus municípios” – disse Luziana Portilho, Bióloga da Prefeitura de Luisburgo.
 
Após registrar por meio de fotografia e anotações o que é feito na usina de triagem e compostagem, a comitiva visitou alguns trechos de estradas rurais. Nesses locais foram construídas as caixas de contensão. Esse dispositivo tem a função captar a água das chuvas e evitar que a enxurrada desça pela pista, provocando a erosão e os buracos, além de reter a água para manter o solo irrigado. De tempo em tempo essas caixas tem que receber manutenção, processo feito por meio de máquinas, para garantir que estejam limpas quando o próximo período chuvoso chegar. É um mecanismo adotado por muitos municípios para garantir a conservação das estradas. Luisburgo conta com caixas de contensão em quase todos os trechos da sua grande malha viária. “Essa troca de informações é importante e por isso promovemos essa visita técnica. O reflorestamento de áreas degradas, bem como a conservação de nascentes são iniciativas que o IEF incentiva” – afirmou Renato Gomes, analista ambiental do IEF.
 
Luisburgo está iniciando também um projeto de coleta de resíduos sólidos e uma nova etapa do projeto conservação de nascentes. A participação de todos os munícipes vai ser de fundamental importância para o desenvolvimento dos mesmos. Ser referência em conservação e preservação do meio ambiente é uma das metas da administração do prefeito José Carlos Pereira. A visita técnica da comitiva de Vieiras e Miradouro mostra que esse objetivo já está sendo alcançado.
 
Klayrton Alves de Souza













}