Manhuaçu discute metas de investimento em Saneamento Básico



 

Tamanho da fonte    




Integrantes das comissões responsáveis pela elaboração do PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico, indicados pelo Prefeito Nailton Heringer, participaram de uma oficina, nesta quinta-feira, 05/02, dirigida pelo diretor da Vallenge Engenharia, Eduardo Gianzante, que representa a empresa responsável por apoiar o trabalho.
 
O objetivo da oficina foi prestar esclarecimentos técnicos e apresentar os caminhos e metodologiaaos membros do CBH, que tem a missão de elaborar o PMSB e o orçamento que vai contemplar os recursos para sua realização.
 
A Vallenge apresentou um breve histórico do quadro de saneamento básico no país, com os baixos índices de investimento no setor, mostrando a necessidade urgente e os desafios na aplicação de ações no tratamento da água, esgoto, resíduo sólido e drenagem pluvial.
 
Foram questionados itens como demandas, identificação dos déficits,planilha de custos, instalação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, construção de uma usina de triagem e compostagem de lixo e um aterro sanitário.
 
O Comitê também levantou a importância da mobilização social e a transparência das informações para a comunidade.De acordo com Eduardo Gianzante, o Plano faz parte da política pública do município,que deve ser considerado principalmente o crescimento da população urbana e rural.
 
O diretor da Vallenge ainda explicou que para a captação dos recursos é necessário que o diagnóstico do PMSB seja completo e tenha o máximo de informações possível sobre o município. 
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Segundo o secretário executivo do PMBS, Eliéser Ribeiro, a previsão é concluir os trabalhos até o mês de março.E ainda frisou que a questão é urgente, necessária e indispensável em Manhuaçu como em todo o país.“Esse Plano é importante porque vamos adquirir recursos para aplicá-lo nos próximos vinte anos em Manhuaçu e continuaremos a fiscalizá-lo para que ele seja cumprido de acordo com o planejado” – reafirma.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu